top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Política em Atibaia: atividades da semana na Câmara Municipal da Estância de Atibaia.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Confira as principais atividades da semana na Câmara Municipal da Estância de Atibaia.


Jardim São Felipe


O presidente da Câmara Fernando Souza (Fefê), em Tema Livre na última sessão, 16 de abril, pediu ao Poder Executivo agilidade no término das obras de pavimentação das vias do Jardim São Felipe.


“Diariamente moradores do bairro nos perguntam quando as obras estarão totalmente concluídas, uma vez que já faz um tempo que elas foram iniciadas. Até contatei a Secretaria Municipal de Finanças para averiguar se era por falta de verba, mas o pagamento às empresas terceirizadas estão em dia”, afirmou Fefê.


“Solicito, portanto, celeridade nos serviços a fim de evitar mais transtornos à população local e garantir-lhes a segurança e o bem-estar que merecem”, concluiu o presidente da Câmara.

 

Projetos de autoria do Poder Executivo


Durante a sessão da Câmara desta terça-feira, 16 de abril, os vereadores aprovaram quatro projetos de autoria do Poder Executivo. São eles:


- Projeto de Lei Complementar nº 01/24, que altera o artigo 38 da Lei Complementar nº 889, de 22 de dezembro de 2022, que dispõe sobre o Programa de Incentivos Fiscais ao Desenvolvimento Econômico Sustentável da Estância de Atibaia – Investe Atibaia, e dá outras providências;


- Projeto de Lei Complementar nº 08/24, que altera o artigo 7º da Lei Complementar nº 683, de 20 de janeiro de 2014, que dispõe sobre a criação, estrutura de empregos, plano de carreira e salários da Guarda Civil Municipal de Atibaia, e dá outras providências (Anteprojeto do vereador Reinaldo dos Santos);


- Projeto de Lei nº 23/24, que altera a Lei nº 4.873, de 29 de setembro de 2022, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, e dá outras providências;


- Projeto de Lei nº 111/23, que autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar, por permuta, imóvel de sua propriedade, matrícula nº 85.275, com o imóvel matrícula nº 126.132 de propriedade da Indcon Holdings Ltda, e dá outras providências.

 

Semana Municipal de Educação no Trânsito em Atibaia


A Câmara aprovou nesta semana o projeto de lei nº 94/2023, de autoria do vereador Reinaldo dos Santos (GCM Santos “Rona”), que institui em Atibaia a Semana Municipal de Educação no Trânsito, a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de agosto.


A iniciativa tem como objetivo: melhorar as condições no trânsito de Atibaia através de atividades de orientação e conscientização da população; realizar simpósios, conferências, palestras, exposições e atividades que chamem a atenção da comunidade quanto à necessidade de segurança, ética e cidadania no trânsito; criar campanhas que esclareçam condutas, como os primeiros socorros em caso de acidentes; conscientizar os munícipes sobre os problemas do tráfego e sobre sua responsabilidade para a melhoria da segurança do sistema; e orientar a comunidade escolar, fornecendo-lhe conhecimentos básicos sobre a sinalização, circulação de veículos e movimentação de pedestres.

 

Manutenção em estrada


O vereador Reinaldo dos Santos, o GCM Santos “Rona”, encaminhou nesta semana ao Poder Executivo uma indicação em que solicita os serviços de manutenção, melhoria, roçada e limpeza na estrada que dá acesso ao Posto de Saúde no Rio Abaixo.


No documento, o vereador explica que a referida estrada fica localizada sentido comércio chamado Laje Alveolar Puma (Est. Mun. Giacobbe Burico Bafo, 1300, Rio Abaixo). em outra indicação, GCM Santos atenta para a necessidade de estudo para implantação de melhorias no trânsito da Rua Prof. Dr. José Pugliesi, altura do número 52, bairro do Rosário. Segundo ele, no local citado, a empresa que está executando trabalhos na Rodovia Fernão Dias alugou um espaço para guardar os caminhões.

 

Exposição do Clube de Fotografia


A Câmara de Atibaia abriu nesta semana nova exposição do Clube Atibaiense de Fotografia. A montagem e a abertura da mostra, de número 102, contaram com os dirigentes do CAF Kathya Silva e Flávio Pileggi. O tema é “O céu nosso de cada dia”, com imagens que compõem verdadeiras pinturas, protagonizadas pelas nuvens.


Segundo Kathya, “é uma jornada fotográfica explorando a beleza efêmera e inspiradora dos céus que nos envolvem diariamente”. A iluminação natural, com destaque para o sol, cria quadros abstratos e até com traços figurativos.


O conjunto de imagens traz a vastidão dos horizontes e os tons vibrantes e intrigantes dos crepúsculos. Os talentosos fotógrafos do Clube capturaram diversas situações, revelando a riqueza e a diversidade dos céus, do amanhecer ao anoitecer, conectando-nos “com a infinita maravilha do universo”.


A exposição tem o apoio do Departamento de Comunicação e da Divisão de Legislação. A Câmara fica na avenida Nove de Julho, 265, centro, estando aberta de segunda a sexta das 8h às 18h.

 

Obras de pavimentação na região da Usina

 

O vereador Júlio Mendes utilizou a tribuna em Tema Livre para reforçar a necessidade de obras de infraestrutura nos bairros que compõem a região da Usina.


Em sua fala, o vereador explicou que as referidas estradas são muito importantes, onde passam o transporte escolar, transporte público e o escoamento da produção agrícola da região.

 

Serviços de zeladoria no bairro da Boa Vista


O vereador Júlio Mendes utilizou o espaço Explicação Pessoal na sessão desta terça-feira, 16 de abril, para cobrar novamente mais agilidade na execução dos serviços de zeladoria, principalmente no bairro da Boa Vista.


Em sua fala na tribuna, o vereador também atentou para a necessidade de melhorias no bairro da Cachoeira, como corte de mato e manutenção nas estradas. “O trabalho de zeladoria nessas estradas rurais é essencial, em virtude do transporte público, transporte escolar e do escoamento da produção agrícola”, destacou Mendes.

 

Centro Dia da Pessoa com Deficiência


A vereadora Ana Borghi utilizou a tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira, 16 de abril, para falar sobre a inauguração do Centro Dia da Pessoa com Deficiência de Atibaia. A iniciativa é da Prefeitura.


O objetivo é promover autonomia, independência e convivência das pessoas com deficiência e transtornos (inclusive as portadoras do Transtorno do Espectro Autista – TEA).


O local irá oferecer oficinas e atividades de lazer adequadas às capacidades individuais de cada pessoa, o Centro Dia da Pessoa com Deficiência de Atibaia está situado na Estrada Arão Sahm, nº 1.501, no bairro Belvedere.

 

Atibaia Florida


A vereadora Ana Borghi encaminhou à Prefeitura nesta semana indicações nas quais pede melhorias na praça localizada na Av. César Rafaeli Neto, altura do nº 155, no bairro Jardim Alvinópolis II.


O programa “Atibaia Florida” também foi indicado na Praça Redescobrindo O Interior, na Vila Giglio, que necessita ainda de limpeza e poda de mato, bem como de implantação de academia ao ar livre e brinquedos infantis.

 

Espaço Atibaia em Movimento

 

Nesta semana, o vereador Julio Cuba solicitou à Prefeitura instalação do complexo esportivo “Espaço Atibaia em Movimento” na Rua Maracanã, no Jardim Imperial. Segundo ele, o objetivo é ampliar a qualidade de vida da população e estimular a prática de esportes.

 

Lei do Silêncio


A vereadora Ana Beathalter protocolou nesta semana uma indicação em que pede à Prefeitura, junto ao Gabinete de Gestão Integradas das Forças de Segurança (GGI), que fiscalize a efetividade da “Lei do Silêncio” na Av. Imperial, altura do nº 1.400, e na Rua Giuliano Occhini, ambas no Jardim Imperial.


Abrigo Animal Municipal


A vereadora Ana Beathalter apresentou um requerimento e uma indicação nos quais solicita ao Poder Executivo informações sobre obras de adequações estruturais do Abrigo Animal Municipal e melhorias nos serviços oferecidos pelo Departamento de Defesa Animal.


A vereadora solicitou ainda ao Departamento de Defesa Animal que seja dado andamento ao termo de referência que prevê acolhimento de animais de grande porte no município; a contratação de dois auxiliares veterinários (com carga de trabalho de 40 horas), de quatro agentes operacionais e de empresa especializada na área veterinária, via licitação, para realização e apoio aos serviços do setor; a criação de um centro de reabilitação de animais silvestres na cidade; e treinamento das equipes do departamento para captura e cuidados de animais silvestres.


Conscientização do Autismo

 

Vereador Paulo Ferraz Alvim Mühlfarth, o Pi do Judô, comentou em Tema Livre sobre os eventos que ocorreram durante o mês e convidou a população para a próxima ação que acontecerá dia 20 para a conscientização do Autismo.


Pi do Judô frisou ainda o trabalho das clínicas que realizam tratamentos de autistas com graus mais severos. “Esses locais tratam com dignidade os autistas e isso tem que ser analisado pela justiça brasileira e dar oportunidade para as clínicas continuarem trabalhando e cuidando das pessoas”, atentou o vereador.


Guardas Civis Municipais e Esportistas Atibaienses

 

O vereador Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Pi do Judô, utilizou o momento Explicação Pessoal para elogiar os Guardas Civis Municipais da cidade e os esportistas atibaienses de diferentes modalidades, além de mencionar uma situação precária relacionada à zeladoria na estrada do bairro Boa Vista.

 

Judô


Pi do Judô destacou também que os judocas de Atibaia estão participando de eventos internacionais e estaduais e que recentemente estiveram em Pindamonhangaba junto à seleção brasileira de base. “É um grande orgulho ver esses atletas brilhando e cada dia mais buscando seus objetivos. O técnico Thiago Valadão também faz parte desse processo”, apontou.


O vereador também parabenizou a equipe de Atibaia que esteve em Hortolândia e participou do Campeonato Paulista Inter-regional. “Dos 19 atletas, 13 foram classificados e Atibaia sagrou-se na primeira colocação entre 46 equipes participantes. Parabéns aos atletas”, concluiu.

 

Rua Antonio da Cunha Leite


O vereador Marcos Pinto de Oliveira, o Marcão do Itapetinga, protocolou uma indicação em que solicita à Administração Municipal a extensão de rede secundária na Rua Antonio da Cunha Leite, do número 3210 ao 3719, no bairro do Portão.

 

Feira do Itapetinga


O vereador Marcos Pinto de Oliveira (Marcão do Itapetinga) convidou toda a população atibaiense para prestigiar o retorno da Feira do Itapetinga – “Artes e Sabores”.

O evento volta a acontecer no pátio do Centro Comunitário do bairro, às sextas-feiras, das 18h às 23h, com barracas de gastronomia, doces, flores e produtos artesanais.

 

1ª Cãominhada do Itapetinga

 

O vereador Marcos Pinto de Oliveira (Marcão do Itapetinga) falou em Tema Livre, na sessão desta terça-feira (16), sobre a “1ª Cãominhada do Itapetinga”, evento em prol de ONGs e protetores independentes que atuam na causa animal de Atibaia, ocorrido no último domingo (14), das 9h às 12h.


Foram mais de 100 cachorros inscritos não apenas na caminhada, mas também no concurso de fantasia para cães. A festividade ainda contou com exibição de adestramento, feira de adoção responsável e doações com direito a participação em sorteio de brindes.

 

 

Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS