Prefeitura de Atibaia credencia transportadoras de resíduos da construção


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Iniciativa tem como objetivo garantir que entulhos derivados da construção civil tenham destinação final ambientalmente adequada


Popularmente conhecido como entulho, caliça ou metralha, o Resíduo da Construção Civil – chamado de RCC numa linguagem mais técnica – é toda sobra gerada no processo construção e reforma de edificações. A gestão desse tipo de resíduo, anteriormente a cargo da Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE), recentemente passou a ser responsabilidade da Prefeitura, que para garantir uma destinação final ambientalmente adequada, está credenciando as empresas transportadoras de resíduos da construção civil que atuam no município. O cadastro é obrigatório e deve ser feito até o dia 30 de julho na plataforma digital de documentos 1Doc: https://atibaia.1doc.com.br/atendimento .


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que o cadastro deve ser protocolado com o assunto “Meio Ambiente – Cadastro de Empresas Para Transporte RCC” e tem como objetivo aperfeiçoar o planejamento e gestão ambiental dos entulhos derivados da construção civil, garantindo uma destinação ambientalmente adequada para os restos de tijolo, telha, concreto, argamassa, aço, madeira e outros materiais utilizados nas obras.

Descartado de forma inadequada, o entulho é um dos grandes vilões do meio ambiente: além de atrair insetos, roedores e outras pragas urbanas, servindo como criadouro para vetores de doenças, quando descartado indiscriminadamente em rios e córregos, contribui para o seu assoreamento e, consequentemente, para a ocorrência de enchentes e alagamentos. Entretanto, se recebem o destino adequado, alguns materiais podem ser reciclados e reaproveitados como brita e cascalho na recuperação de estradas rurais, por exemplo, e o que era lixo passa a significar oportunidades de trabalho e negócio, preservação do meio ambiente e sustentabilidade.


A gestão de resíduos da construção civil é mais uma iniciativa que se soma às que já são desenvolvidas pela Administração Municipal na promoção de uma Atibaia mais sustentável. Outras ações que seguem essa linha de gestão de resíduos e merecem destaque são o programa Papa Óleo – que promove a coleta de óleo usado em diversos pontos da cidade, especialmente creches e escolas municipais – e a arrecadação de tampinhas de plástico, trocadas por cobertores novos na Campanha de Inverno do Fundo Social de Solidariedade “Tampinha Doada, Família Aquecida”.