top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Prefeitura de Atibaia entrega o CIEM 3, um marco para Educação do município

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Prefeitura de Atibaia entrega o CIEM 3
Prefeitura de Atibaia entrega o CIEM 3

Centro Integrado de Educação Municipal, no Caetetuba, é uma unidade moderna, com salas inclusivas, quadra poliesportiva coberta e piscina aquecida por sistema solar; aulas começam em 2025


Um projeto ambicioso acaba de virar realidade! A Prefeitura de Atibaia entregou nesta sexta-feira, 5 de julho, a terceira unidade do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM 3), uma escola moderna no bairro do Caetetuba que estabelece um padrão de excelência em infraestrutura educacional, em um marco para a Educação do município.


As aulas no CIEM 3, denominado Professora Esperança Aparecida Giacomin Maeda e localizado na Av. Jerônimo de Camargo, começam em 2025, para pré-escola e Ensino Fundamental I, beneficiando cerca de 500 crianças com ensino em período integral.


Ambiente moderno e sustentabilidade


Com área construída de 5.477,35 m², a unidade possui 20 salas de aula, auditório, salas inclusivas, salas multiúso, quadra poliesportiva coberta e ambientes integrados, além de piscina aquecida por sistema solar e geração de energia fotovoltaica, o que garante sustentabilidade e um ambiente inovador.


"Temos aqui tudo o que é de mais moderno, com acessibilidade total", disse o prefeito de Atibaia, Emil Ono, destacando o compromisso da Administração Municipal com Educação de qualidade. "A gente só vai ter uma sociedade melhor quando todo governante entender que o melhor investimento para fazermos, enquanto gestores públicos, é na educação".


Investimento e CIEM 4


A Administração Municipal investiu mais de R$ 38 milhões no CIEM 3, que vai oferecer uma infraestrutura adequada à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças. Atibaia já conta com outras duas unidades do Centro Integrado de Educação Municipal, localizadas no Jardim Terceiro Centenário (CIEM 1) e no Jardim Imperial (CIEM 2).


O próximo projeto, o CIEM 4, a ser construído no bairro do Portão, já está em andamento. A Prefeitura de Atibaia realizou a desapropriação do terreno ao lado da EM Nelson José Pedroso, visando a instalação de um novo centro educacional, nos mesmos moldes modernos dos outros, a fim de garantir conforto e segurança aos alunos.


Conceito Arquitetônico


O projeto arquitetônico do CIEM 3 busca integrar elementos tradicionais da arquitetura oriental com uma abordagem contemporânea e modular. A proposta se baseia em uma estrutura de aço que remete aos templos japoneses, evidenciada pelo uso de elementos como o Torii, que simboliza a transição entre o mundano e o sagrado. A imagem final do projeto reflete a execução dessa visão, combinando tradição e modernidade de forma harmoniosa. As linhas vermelhas na fachada remetem a esses elementos culturais, criando uma ponte visual entre o passado e o presente.


A forma modular permite flexibilidade no design, possibilitando a adaptação do edifício para diferentes usos e contextos. A fachada do edifício, com seus padrões geométricos e linhas vermelhas, destaca-se como um elemento visual forte e reconhecível.


Aulas da Fatec


A partir de agosto, o CIEM 3 receberá as aulas da Fatec, para o curso gratuito de Desenvolvimento de Software Multiplataforma, o primeiro que será oferecido no município da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.


A diretora da Fatec, professora Mariluci Alves Martino, ressaltou o empenho da Prefeitura em trazer a faculdade pública para a cidade. "Isso só foi possível pela atitude do prefeito Emil em apoiar esse projeto para a vinda da Fatec para o município. Temos uma bandeira muito forte de trabalhar com a empregabilidade e de qualificar as pessoas, de um modo geral, para as novas demandas do mundo do trabalho e, ao saber que Atibaia também participaria do projeto, foi uma questão de honra para nós", afirmou ela. “


“Honrosa homenagem”


O CIEM 3 recebeu o nome Professora Esperança Aparecida Giacomin Maeda após aprovação, por unanimidade, na Câmara Municipal de projeto de autoria do vereador Ademilson Militão. Nascida em Atibaia, Esperança dedicou sua vida à Educação, tendo trabalhado em diversas escolas da cidade. Ela faleceu em 2017.


"É com imensa alegria que estou aqui hoje para celebrar essa honrosa homenagem à minha mãe. Esperança foi uma figura querida por tantos cidadãos de Atibaia. Sua carreira como professora na Educação Infantil na Prefeitura de Atibaia deixou marcas profundas e duradouras...Seu nome, Esperança, não poderia ser mais apropriado. Que cada colaborador e cada criança que passe por este local possa carregar consigo a esperança de transformar o mundo através da educação, um legado que minha mãe deixou com tanto amor e dedicação", disse a filha Fabiana, emocionada, em discurso em nome da família.


Ensino integral


A construção do CIEM 3 faz parte do plano municipal de governo e da meta da Secretaria de Educação de elevar cada vez mais a qualidade e a equidade, ao mesmo tempo em que possibilita a ampliação da oferta da jornada integral para os alunos de Atibaia.


Atualmente, a rede de ensino do município soma aproximadamente 16 mil alunos e, do total de 63 unidades escolares, 41 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 14 têm jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.


コメント


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page