WhatsApp Image 2022-08-05 at 15.21.46
WhatsApp Image 2022-08-05 at 15.21.46

Algodão Doce Kids & Baby

press to zoom
Procura Dobby
Procura Dobby

A Procura por Dobby

press to zoom
Seguros
Seguros

seu Seguro esta Aqui

press to zoom
WhatsApp Image 2022-08-05 at 15.21.46
WhatsApp Image 2022-08-05 at 15.21.46

Algodão Doce Kids & Baby

press to zoom
1/11

Prefeitura de Atibaia inaugura nova sede do Centro de Referência da Mulher


Centro de Referência da Mulher
Centro de Referência da Mulher

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Data foi escolhida para celebrar os dez anos do CRM em Atibaia; evento acontece na próxima segunda-feira (25)


O Centro de Referência da Mulher (CRM) em Atibaia é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos à rede de proteção à mulher.


Pensando em mais acessibilidade e melhor acolhimento, a Prefeitura realizará a cerimônia de entrega do novo espaço na próxima segunda-feira (25), às 11h.


A data também é um marco por celebrar os dez anos do CRM em Atibaia, instituído pelo Decreto nº 6745/2012. O espaço, localizado na Rua José Bonifácio, nº 49 – Centro, é ligado ao Departamento da Mulher, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e oferece orientação humanizada em apoio à rede de proteção à mulher.


O dia 25 de julho também foi escolhido para a inauguração do novo espaço por ser o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O Departamento da Mulher promoverá uma palestra com Cláudia Adão, pesquisadora da USP sobre estratégias de sobrevivência, resistência e cuidado de mulheres negras e, logo após, haverá roda de conversa com as mulheres pretas de Atibaia presentes.


E para evidenciar a beleza das mulheres negras presentes no evento, o Instituto Embeleze executará procedimentos de maquiagem para pele negra, através de nuances e cores.


A importância dessa data não é sobre comemorar. Muito mais do que isso, é mostrar a relevância da luta contra o racismo, principalmente baseado em dados do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública: 1350 feminicídios foram registrados em 2020 no Brasil, sendo que 61,8% das vítimas são mulheres pretas.


A data instiga mais reflexão e ação para que a luta contra o racismo se fortaleça cada vez mais. A Prefeitura convida a todas para a inauguração do novo espaço do Centro de Referência da Mulher e demais ações voltadas a esse dia, incluindo a programação do Quilombo Urbano Negra Visão, realizada com apoio da Prefeitura.


Vale lembrar ainda que as políticas públicas de prevenção e combate à violência contra as mulheres em Atibaia conquistaram um importante reforço com a publicação da Lei Municipal 4.830, de 21 de dezembro de 2021.


Confira a programação do Quilombo Urbano Negra Visão em parceria com a Prefeitura:


– 25 de julho, às 19h: Segunda de Ori, grupo de estudos online falando sobre “Mulher Negre a Imagem”; será pelo Google Meet e o link será disponibilizado pelo story, no Instagram do Negra Visão meia hora antes do evento.


– 27 de julho, às 19h: Live aberta, tema: “Ser mulher preta hoje”, pelo instagram do Negra Visão.


– 28 de julho, às 19h: Quinta Coletiva, com o tema “Potência da Mulher Negra”, no Quilombo Urbano Negra Visão


– 30 de julho, às 19h: “Voz das Pretas”, com roda de conversa, poesia e música, no Quilombo Urbano Negra Visão


– 31 de julho, às 15h: Filme com papo e pipoca, no Quilombo Urbano Negra Visão

O Quilombo Urbano Negra Visão fica na Rua Dr. Osvaldo Urioste, 41 – Centro. Instagram: @negra.visão



Edição: Bruno Papini