top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Prefeitura de Atibaia intensifica ações e vistorias de combate à dengue


ATIBAIA
Combate à dengue

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


A melhor forma de se evitar a dengue é impedir a proliferação do mosquito que a transmite, o Aedes aegypti, eliminando os chamados criadouros


Nos últimos dias a Prefeitura de Atibaia intensificou as ações e vistorias em residências, parques, terrenos baldios e áreas que possam ser foco de reprodução do mosquito Aedes aegypti, além de divulgar vídeo em que convoca os moradores a participar da campanha de combate à dengue com medidas de prevenção, principalmente não deixando água parada.


Equipes da Administração Municipal têm realizado “arrastões” contra a dengue em diversos bairros, incluindo durante ações do Prefeitura & Você, reforçando as vistorias casa a casa, ampliando as nebulizações e realizando autuações e trabalho com as instituições para atendimento e notificação imediata.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a 22 de junho deste ano, Atibaia possui um total de 1.014 notificações de dengue, sendo 494 apenas em maio e 117 em junho. Das 1.014 notificações, 638 foram confirmadas para dengue, 240 descartadas e 136 estão em investigação. Entre os casos confirmados, foram 317 em maio e 89 em junho (até dia 22).


A melhor forma de se evitar a dengue é impedir a proliferação do mosquito que a transmite, o Aedes aegypti, eliminando os chamados criadouros, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução. A Prefeitura recomenda aos moradores que deixem garrafas viradas para baixo e evitem água parada em qualquer recipiente, como vasos de plantas, tampinhas de garrafas, bebedores de animais e ralos, entre outros.


As equipes que passam de casa em casa verificando possíveis criadouros também reforçam a orientação às famílias sobre a doença, sinais e sintomas, além da necessidade de procurar assistência se houver suspeita da doença. Entre os principais sintomas da dengue estão: febre alta, dor de cabeça, cansaço, dor atrás dos olhos e nas articulações, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos.


As denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 4418-7800, Ouvidoria da Saúde (4414-3344/ouvidoriasus@atibaia.sp.gov.br), Ouvidoria do SUS (136) ou pela plataforma digital “Atibaia Sem Papel”, disponível no site e pelo aplicativo 1doc atendimento.


Edição: Bruno Papini




anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page