top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Prefeitura de Atibaia promove formação sobre Educação Integral com a Prof.ª Dra. Jaqueline Moll.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Emil Ono, Prefeitura de Atibaia promove formação sobre Educação Integral com Jaqueline Moll
Prefeitura de Atibaia promove formação sobre Educação Integral com Jaqueline Moll

Prof.ª Dra. Jaqueline Moll conversou com gestores da rede de ensino de Atibaia e de escolas particulares, representantes da Diretoria Regional de Ensino, da Undime e de outros setores do poder público municipal


A Prefeitura de Atibaia promoveu no último dia 11 de abril uma formação sobre Educação Integral com uma das maiores especialistas do Brasil nessa área, a Prof.ª Dra. Jaqueline Moll. O encontro, organizado pela Secretaria de Educação, aconteceu no Centro de Referência da Educação, na Vila Rica, onde Jaqueline Moll conversou com gestores da rede municipal de ensino e de escolas particulares, além de representantes da Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista, do polo regional da União Nacional dos Dirigentes das Escolas Municipais (Undime) de Bragança Paulista e de outros setores do poder público municipal.


Ensino de Tempo Integral em Atibaia


Durante o encontro a Prof.ª Dra. Jaqueline Moll enfatizou a importância da Educação Integral para o desenvolvimento do país e da sociedade. Moll foi coordenadora e orientadora técnica da elaboração do documento “Educação Integral em Atibaia: Concepções, Desafios e Proposições”, lançado em fevereiro. O documento representa o compromisso com um modelo de cidade regida por igualdade de oportunidades, justiça social e diálogo entre gerações e culturas.


Diretrizes


Por meio desse documento a Prefeitura pode nortear as ações diárias nas escolas e apresentar uma nova relação entre tempo-espaço educativo, convidando toda a comunidade a uma participação democrática e efetiva para o desenvolvimento sustentável do município. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, ele busca qualificar o processo de ampliação da jornada escolar – prevista na meta 6 do Plano Municipal de Educação – promovendo aprendizagens que causem impacto na vida em sociedade.


Estrutura


Até o ano de 2020, a rede municipal de Atibaia contava com seis escolas de Ensino Fundamental em tempo integral, número que dobrou para 12 escolas neste ano. Atualmente, a rede de ensino do município soma aproximadamente 16 mil alunos e, do total de 63 unidades escolares, 41 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 14 têm jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.


E na última sexta-feira (12), com a entrega da obra de reforma e ampliação da EM Walda Paolinetti Lozasso (Chácaras Fernão Dias), a Prefeitura garantiu espaços revitalizados e ampliados que proporcionarão melhor atendimento do ensino de tempo integral na unidade, com mais conforto, acolhimento e qualidade aos estudantes, além de aumentar a capacidade de 190 para 242 alunos em tempo integral.


Referência


Vale lembrar que o status de Atibaia como cidade referência em Educação levou o município a apresentar, após convite do MEC, sua experiência na área durante o Ciclo de Seminários do “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, evento em Diadema/SP, em outubro do ano passado. E Atibaia também está entre os dez melhores indicadores de alfabetização no Estado de São Paulo – classificação anunciada pelo Governo Estadual em fevereiro, no lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP.


Visitas


Depois da palestra no Centro de Referência da Educação, a Prof.ª Dra. Jaqueline Moll acompanhou a secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz, e técnicos da pasta em visitas às escolas municipais Professora Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim, no bairro São Roque, e Educador Paulo Freire, no bairro da Usina.


Jaqueline Moll


Jaqueline Moll é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC entre 2007 e 2013; é especialista em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); mestra em Educação pela PUC-RS; doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e pós-doutora pela PUC-RJ.


A pesquisadora é autora de inúmeros livros sobre Educação Integral, incluindo “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, uma das publicações de referência no tema.

anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page