top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Prefeitura de Atibaia publica decreto sobre bebidas, equipamentos de som e spray no Carnaval


Carnaval 2023 - Atibaia
Carnaval 2023 - Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Decreto estipula regras sobre comercialização e uso de determinados produtos durante os festejos no mês que vem

A Prefeitura de Atibaia divulgou decreto sobre a comercialização e o consumo de bebidas, utilização de equipamentos de som, comercialização de spray lança espuma, spray lança serpentina, spray de buzina, uso de isopores, coolers e outros recipientes durante os festejos do Carnaval 2023.

Segundo Decreto Nº 10.241, de 13 de janeiro de 2023, fica proibido: a comercialização de bebidas alcoólicas destiladas, o comércio e o consumo de qualquer bebida em recipiente de vidro; a utilização de equipamentos de som de qualquer espécie (fixo ou móvel) e o comércio ambulante de quaisquer tipos de produtos; a comercialização de spray lança espuma, spray lança serpentina e spray de buzina no município.

O uso de isopores, caixas térmicas, coolers e outros recipientes para acomodação e transporte de bebidas e produtos alimentícios será permitido, após revista da segurança e/ou forças de segurança.

As comemorações em Atibaia terão início com o Grito de Carnaval, dia 4 de fevereiro, na Praça Guanabara, abrindo os festejos que prometem agitar o município. No sábado, 11 fevereiro, na Arena do Centro de Convenções (em formato fechado, com controle de acesso) acontece o “Bloco do Zé Pereira”, que há mais de 20 anos reúne milhares de foliões.

Na sexta-feira, 17 de fevereiro, no Salão de Festas Paróquia Cristo Rei – Praça Santo Antônio, 79 – Alvinópolis – será a vez da terceira idade de Atibaia aproveitar a folia: o Baile da Melhor Idade trará muita diversão para os idosos do município. Ainda na sexta-feira (17), em frente ao Cemitério São João Batista, a bruxa estará a solta na folia com o “Bloco do Caveira”, popularmente conhecido como “Caveirão”, tradicional na cidade pelas fantasias de terror, como bruxas, monstros e zumbis.

E o Carnaval 2023 segue em Atibaia com as tradicionais marchinhas na Praça da Matriz, nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. O Carnaval da Praça, assim como o “Bloco do Zé Pereira” e o “Caveirão”, será com controle de acesso.


Não será permitida a participação e entrada no evento de menores de idade desacompanhados dos responsáveis legais, segundo Portaria 01/2020 da 1ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude de Atibaia. São considerados responsáveis legais pai, mãe, tutor, guardião e parente até 3º grau, desde que maiores de 21 anos, ou pessoas com autorização por escrito do responsável legal, com cópia de documento de identificação do mesmo.




Carnaval 2023: Prefeitura de Atibaia divulga resultado do sorteio de barracas

Carnaval 2023 - Atibaia
Carnaval 2023 - Atibaia

Entidades sorteadas poderão explorar barracas de produtos alimentícios durante as festividades do Carnaval deste ano em diversos pontos da cidade


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, publicou na edição nº 2505 desta quarta-feira (25) da Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia o resultado do edital de chamamento público para exploração de barracas de produtos alimentícios durante as festividades do Carnaval 2023. O processo aconteceu por meio de cadastramento seguido de sorteio, realizado na segunda-feira (23), no Cine Itá Cultural, com a presença obrigatória de um representante legal de cada entidade inscrita.


Conforme o edital, foram disponibilizadas barracas para os eventos: Grito de Carnaval, Bloco do Zé Pereira, Bloco do Caveira e Carnaval da Praça Claudino Alves (Matriz). Cada um desses locais contará com uma barraca para o Fundo Social de Solidariedade (FSS), que não precisou participar do sorteio.


Para o Grito de Carnaval na Praça Guanabara, dia 4 de fevereiro, foram disponibilizadas cinco barracas, sendo sorteadas as entidades: 01 – AFAT – Associação dos Comerciantes nas Feiras Livres de Atibaia; 02 – APM – E.E. Prof. Gabriel da Silva; 03 – Rotary Clube de Atibaia Pedra Grande; 04 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Esportistas de Atibaia; e 05 – Casa de Ketu – Ilê do Oxossy de Atibaia.


No dia 11 de fevereiro, quando acontecerá o Bloco do Zé Pereira, na arena do Centro de Convenções, foram disponibilizadas dez barracas, sendo sorteadas as entidades: 01 – Mater Dei Cam – Casa de Apoio a Menina; 02 – ADA – Associação Desportiva Atibaiense; 03 – Associação Desportiva Brasinha; 04 – AFAT – Associação dos Comerciantes nas Feiras Livres de Atibaia; 05 – Portão Futebol Clube; 06 – Lions Clube de Atibaia; 07 – Casa de Ketu – Ilê do Oxossy de Atibaia; 08 – Rotary Clube de Atibaia Pedra Grande; 09 – APM – E.E. Prof. Gabriel da Silva; e 10 – Liga Atibaiense de Futebol.


Para o Bloco do Caveira, na Avenida da Saudade, dia 17 de fevereiro, foram disponibilizadas cinco barracas, sendo sorteadas as entidades: 01 – Rotary Clube de Atibaia Pedra Grande; 02 – Mater Dei Cam – Casa de Apoio a Menina; 03 – Casa de Ketu – Ilê do Oxossy de Atibaia; 04 – Portão Futebol Clube; e 05 – Instituto Rumo de Vida.


No Carnaval de Marchinhas, na Praça da Matriz, nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, foram disponibilizadas cinco barracas, sendo sorteadas as entidades: 01 – Rotary Clube de Atibaia Pedra Grande; 02 – Associação Desportiva Brasinha; 03 – ADA – Associação Desportiva Atibaiense; 04 – APM – E.E. Prof. Gabriel da Silva; e 05 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Esportistas de Atibaia.


E ainda foram sorteadas cinco entidades como suplentes: 01 – Lions Clube de Atibaia; 02 – AFAT – Associação dos Comerciantes nas Feiras Livres de Atibaia; 03 – Liga Atibaiense de Futebol; 04 – Portão Futebol Clube; e 05 – Mater Dei Cam – Casa de Apoio a Menina.


Vale lembrar que a participação no sorteio foi permitida apenas para entidades de cunho cultural, esportivo, religioso e assistencial, com sede no município de Atibaia e com existência comprovada por cópia do CNPJ há pelo menos um ano.



Bloco do Zé Pereira acontecerá no Centro de Convenções no dia 11/2


Há mais de 20 anos o Bloco do Zé Pereira reúne milhares de foliões no pré-Carnaval de Atibaia

O Carnaval 2023 de Atibaia contará com uma mudança importante. O tradicional Bloco do Zé Pereira acontecerá na Arena do Centro de Convenções, no sábado, 11 fevereiro, em formato fechado, com controle de acesso, das 15h às 23h.

Há mais de 20 anos o Bloco do Zé Pereira reúne milhares de foliões, animando a festa de pré-Carnaval em Atibaia com pessoas fantasiadas ao contrário – homens vestidos de mulheres e vice-versa. Desta vez, o evento trocará as ruas pelo Centro de Convenções, com a participação de trio elétrico e banda.

O nome “Zé Pereira” tem origem nos bonecos gigantes e essa tradição portuguesa foi inserida há muito tempo no Carnaval de Atibaia. De acordo com registros antigos, quando surgiu o Carnaval no Rio de Janeiro, um grupo de portugueses saiu às ruas tocando grandes tambores e anunciando o começo do Carnaval e esses grupos ficaram conhecidos como Zés Pereiras.

Menores e Conselho Tutelar Não será permitida a participação e entrada no evento de menores de idade desacompanhados dos responsáveis legais, segundo Portaria 01/2020 da 1ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude de Atibaia. São considerados responsáveis legais pai, mãe, tutor, guardião e parente até 3º grau, desde que maiores de 21 anos, ou pessoas com autorização por escrito do responsável legal, com cópia do documento de identificação do mesmo.

Se constatada a presença de crianças e adolescentes desacompanhados, a autoridade policial deverá informar a Justiça para adoção das medidas cabíveis contra os responsáveis. Ainda de acordo com a portaria, o Conselho Tutelar deverá, de forma complementar com as polícias, auxiliar e garantir o cumprimento da regulamentação.






Edição: Bruno Papini

Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS