Prefeitura investe em obra de prevenção a enchentes: o desassoreamento do Lago do Itapetinga


Prefeitura de Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Etapa final da iniciativa prevê construção de um lago menor de amortecimento, contínuo ao atual, em direção ao Maristela Atibaia segue sendo bem cuidada. Nesta semana, a Zeladoria Municipal está efetuando a ação de desassoreamento e limpeza do Lago do Itapetinga. A iniciativa tem o objetivo de prevenir enchentes minimizando inundações decorrentes do transbordamento na época de chuva, que podem causar diversos transtornos.


Por isso soluções de dragagem, confinamento e disposição de sedimentos – como lodo, areia e efluentes – são importantes para aumentar o volume útil dos cursos de água.


No lago, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Serviços, está realizando a retirada de areia e resíduos, no montante de aproximadamente 3.000 m3, perfazendo 300 caminhões de resíduos, além da execução do acerto dos taludes (superfície inclinada do solo) e da elevação da cota do lago em 1,5 m. A ação posterior será a reconstrução da pista de caminhada lateral.


Na etapa final, a construção de um lago menor de amortecimento contínuo ao atual, em direção ao bairro Maristela, concluirá as intervenções no local.

Prefeitura de Atibaia
Lago do Major Atibaia

O Lago do Major também foi contemplado com desassoreamento, com obras iniciadas no segundo semestre de 2021, assim como o Lago do Jardim Paulista, que está com ações em fase conclusiva. A Secretaria Municipal de Serviços realizará vistorias em outros pontos da cidade para a avaliação de possíveis desassoreamentos.


O descarte irregular de lixo e entulho à beira dos rios e córregos provoca transbordamentos e polui os cursos d´água. Sendo assim, a participação da população na destinação correta de resíduos sólidos é fundamental para o bem-estar de todos e para a revitalização do meio ambiente.


Além do desassoreamento de lagos, diversos serviços como urbanização de vielas, roçagem, varrição, podas, drenagens, limpeza de bocas de lobo e bueiros, manutenção e reparos em tubulações, vias, pontes e estradas são realizados pela Zeladoria da Prefeitura.


Para solicitar os serviços da equipe, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal: Rua Castro Fafe, nº 295, Centro – FACILITA ou pelo telefone (11) 4418-7800.













Prefeitura de Atibaia, Emil Ono, Lago do Itapetinga, Lago do Major

Noticias de Atibaia
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg
WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg