Prefeitura realiza curso de brigadistas para servidores municipais


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


A Prefeitura de Bragança Paulista promoveu na última quinta-feira (09/09), no Centro Operacional Integrado (COI) da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, o curso de formação de brigada de combate a incêndio para servidores.


O treinamento, com quatro horas de duração, foi ministrado pelos policiais militares do 19ª Grupamento de Bombeiros de Bragança Paulista, e contou com ensinamentos teóricos e práticos.


O Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, informou que o treinamento prático atende à Instrução Técnica (IT) 17 do Corpo de Bombeiros, que torna obrigatória a Brigada de Incêndio em todas as edificações ou áreas de risco, conforme o Decreto Estadual nº 63.911/18 – Regulamento de Segurança contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco do Estado de São Paulo. “A Administração do Prefeito Jesus Chedid e do Vice-Prefeito Amauri Sodré preza pela segurança do Município. A Defesa Civil tem recebido equipamentos para os atendimentos necessários e estamos aumentando o contingente com bombeiros civis. Com o apoio do Corpo de Bombeiro está sendo realizada essa capacitação à equipe da Brigada de Incêndio da Prefeitura para que eles possam estar atentos e preparados para emergências, utilizando as técnicas de combate a incêndio, forma adequada de utilização dos extintores e demais equipamentos, com objetivo de preservar vida e combater incêndio em prédios públicos e demais áreas do Município”, afirmou o Secretário.


O subtenente PM Douglas Bacci, um dos instrutores do curso, comentou sobre a importância da capacitação dos servidores municipais da Brigada de Incêndio. “É essencial esse apoio da Administração Municipal com o Grupamento de Bombeiros, preparando equipe, principalmente para o período de estiagem, quando diminui a umidade em áreas de vegetação e aumenta o risco de propagação do fogo. Esses cursos reforçam os conhecimentos técnicos, porque a prevenção é essencial para evitar consequências mais graves no Município. Hoje eles tiveram a oportunidade de conhecer os funcionamentos dos equipamentos de proteção individual (EPIs), os veículos do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, bomba costais, abafadores, e a importância da formação de aceiros que impede a propagação do fogo entre outras condutas importantes e necessárias nas situações emergenciais”.


O Corpo de Bombeiros está à disposição da comunidade pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo telefone 4035-6037.