PRF apreende pássaro em extinção na Fernão Dias



JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


O pássaro da espécie azulão foi capturado criminosamente na natureza. Um homem foi detido.


Hoje em Bragança Paulista, Um homem transportando dois pássaros silvestres foi detido pela PRF na manhã desta quinta-feira (17), em uma abordagem realizada no km 21 da rodovia Fernão Dias, em Bragança Paulista (SP). Um dos pássaros é da espécie azulão, que está ameaçada de extinção.


A equipe da PRF realizava patrulhamento pela BR 381, quando abordou para fiscalização um automóvel Honda/Civic, com placas de São Paulo (SP). Logo na abordagem os policiais perceberam a presença de duas gaiolas sobre o banco traseiro, com um pássaro em cada uma delas.


Em uma das gaiolas havia um pássaro da espécie trinca-ferro, e na outra havia um pássaro da espécie azulão, que se encontra ameaçado de extinção.

Nenhum dos pássaros possuía anilha de identificação do IBAMA, evidenciando que foram capturados ilegalmente na natureza. Um pássaro azulão pode chegar a R$ 3 mil no mercado ilegal de aves silvestres.




Os pássaros foram entregues na Secretaria do Meio Ambiente de Bragança Paulista, a fim de serem examinados e soltos na natureza. A espingarda também foi apreendida. O homem assinou termo se comprometendo a comparecer perante o juiz quando for intimado.