Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
ATIBAIA Notícias
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg
WhatsApp (1)JORNALESTANCIA.png

Saúde mental: Prefeitura de Atibaia adota campanha Janeiro Branco


Saúde mental: Prefeitura de Atibaia adota campanha Janeiro Branco
Atibaia Campanha Janeiro Branco

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Início do ano conta com iniciativa para conscientização e prevenção ao adoecimento emocional


No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, repensamos nossas vidas, relações sociais, condições de existência e emoções, com recomeços e metas. Neste mês, a Prefeitura da Estância de Atibaia adotou a campanha Janeiro Branco, idealizada para aproveitar o momento de reflexão e de planejamento atrelado à simbologia de recomeço e colocar esse tema em evidência, promovendo conscientização e prevenção ao adoecimento emocional.


O Janeiro Branco é uma campanha semelhante às campanhas Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata) e seu objetivo é discutir sobre o cuidado com a saúde mental, afinal, como em uma folha ou tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem e reescreverem suas próprias histórias.


Dessa forma, a campanha Janeiro Branco tem a estratégia de chamar a atenção para os motivos frustrantes de não ter conseguido cumprir alguma meta no ano finalizado. Emoções de final de ano podem gerar decisões precipitadas, preocupações e ansiedade excessiva por não saber lidar com certas situações.


Nos últimos seis anos, o número de pessoas com diagnóstico de depressão aumentou em 34,2%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados informados pela Pesquisa Nacional da Saúde (PNS).


Quando se trata de ansiedade, os números também são altos: mais de 9,3% dos brasileiros (aproximadamente 19,4 milhões) sofrem com o transtorno – representando o país com mais ansiedade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a terceira principal causa de morte no Brasil.


Em tempos de pandemia, crises sanitárias, sociais e ecológicas, a saúde mental precisa ser colocada em pauta.


O equilíbrio emocional reflete em todos os aspectos da vida e praticar exercícios físicos e atividades cognitivas, buscar socialização, manter uma alimentação saudável e dedicar mais tempo a si mesmo e às pessoas queridas são ações que elevam a autoestima e promovem bem-estar e autocuidado.