top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Saúde promove vacinação itinerante na segunda (22) e na quinta-feira (25)


Vacinação em Atibaia
Vacinação em Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Imunização contra Covid-19 e Influenza acontece das 9h às 11h e das 15h às 17h no Recreio Estoril, no estacionamento do supermercado Atacadão


A Secretaria de Saúde da Prefeitura da Estância de Atibaia anunciou uma nova campanha de vacinação itinerante contra Covid-19 e Influenza, iniciativa que percorrerá a cidade ao longo das próximas semanas, começando pelo Recreio Estoril, com imunização na segunda (22) e na quinta-feira (25), no estacionamento do supermercado Atacadão (R. Sever do Vouga, 295).


A campanha busca ampliar cobertura vacinal e reforçar a imunização da população, assegurando maior proteção contra essas doenças, e acontecerá das 9h às 11h e das 15h às 17h nos dois dias. Para se imunizar, basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante da última vacinação. A Secretaria de Saúde informa que o cronograma da vacinação itinerante será definido e divulgado semanalmente.


Com o esquema básico (primeira e segunda doses) liberado para adultos de todas as faixas etárias, a vacinação contra Covid-19 em Atibaia, atualmente, tem acontecido da seguinte forma: 1ª dose adicional (ou 3ª dose) liberada para todas as pessoas com 12 anos ou mais, 2ª dose adicional (4ª dose) para profissionais de saúde e pessoas com 35 anos ou mais e 3ª dose adicional (5ª dose) para pessoas com imunodeficiência grave que tenham 40 anos ou mais. Lembrando que a imunização acontece seguindo as determinações do Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE Campinas, regional de saúde do Governo do Estado de São Paulo que atende o município.


Em relação ao público infantil, além do esquema básico (D1 + D2) de imunização estar disponível para crianças entre 5 a 11 anos, foram liberadas doses da vacina CoronaVac para a faixa etária de 3 e 4 anos, que começarão a ser distribuídas no próximo sábado (20).


Já a vacinação contra a gripe busca minimizar a carga do vírus e reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, e tem sua formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.


Vale ressaltar que o Centro Permanente de Vacinação continuará funcionando das 7h às 19h no Centro de Convenções, entretanto, a partir de setembro, passará a atender de segunda a sábado. De acordo com a Secretaria de Saúde, a decisão de suspender o atendimento aos domingos foi tomada em razão da baixa procura registrada nesse dia. O Centro Permanente de Vacinação disponibiliza vacinas contra gripe e Covid-19 e está instalado no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” (Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais).


Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla reforça ações de inclusão

JORNAL DE ATIBAIA
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

Atibaia vem intensificando investimentos na área e inaugurou recentemente a Academia Adaptada do Jd. do Lago e a Central de Intermediação em Libras

De 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, este ano com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, destacando a importância de que toda a população se envolva na luta para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A campanha é uma iniciativa da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), acontece desde 1963 e foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017.

Em Atibaia, a Prefeitura, sobretudo por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), vem intensificando investimentos para tornar a cidade cada vez mais acessível, com políticas públicas para promover a inclusão e o respeito, garantir oportunidades iguais para todos e transformar realidades.

Nesta semana, a Prefeitura inaugurou a Academia Adaptada do Jardim do Lago, a primeira do município. O espaço, ao ar livre, é totalmente adaptado para pessoas com deficiência (PCD), contando com equipamentos que apresentam biomecânica e oferecem conforto, além de praticidade, funcionalidade e versatilidade.

Em junho deste ano a Prefeitura também inaugurou a Central de Intermediação em Libras (CILA), no Centro, com o objetivo de garantir acessibilidade à comunidade surda ao oferecer um sistema de intermediação entre o munícipe surdo, o intérprete e o servidor municipal na prestação de serviços públicos.

Em 2021 o Poder Executivo havia criado um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência em Atibaia, justamente para identificar seus diversos públicos, planejar ações voltadas aos desafios encontrados pela comunidade PCD no cotidiano e então providenciar as melhorias verificadas para atendimento de cada tipo de necessidade nos serviços oferecidos na cidade. Assim, foram realizados mapeamentos com pessoas surdas, com Transtorno do Espectro Autista e junto a pessoas com deficiência visual.

Vale lembrar que em meio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a Prefeitura, por meio do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), da Secretaria de Educação, realizará o 3º Fórum de Educação Inclusiva de Atibaia: Reflexões e Práticas, na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, das 8 às 12h e das 14 às 17h, no Centro de Referência de Educação “Prefeito Flávio Callegari” (Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica).

O Fórum tem como objetivo propiciar, na rotina pedagógica, a reflexão sobre as práticas decorrentes das políticas de Educação Inclusiva do município. Já o CAADE tem entre suas atribuições: diagnosticar/avaliar precocemente as crianças com deficiência na rede municipal de ensino; promover formação continuada em teoria e práticas de Educação Inclusiva aos profissionais da rede; e acompanhar a implantação das ações de Educação Inclusiva nas escolas da rede.



Edição: Bruno Papini





Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS