JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Participaram do encontro professores do Atendimento Educacional Especializado e profissionais de apoio escolar que atuam com estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista
Os professores do Atendimento Educacional Especializado e os profissionais de apoio escolar que atuam com estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista participaram na quinta-feira passada, dia 6 de março, de uma formação sobre Manejo de Comportamento, baseada na abordagem da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
O evento ocorreu no Centro de Referência da Educação e foi conduzido por Vanessa Barella, pedagoga e fonoaudióloga especialista em Educação Especial e Inclusiva, Autismo e ABA, além de profissional do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE).
O foco do encontro foi o estudo de questões relacionadas ao comportamento infantil em crianças neurodiversas, a discussão de estratégias para a prevenção de comportamentos desafiadores e a compreensão de formas eficazes de abordagem e acolhimento das crianças em momentos de crise no ambiente escolar.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a proposta é intensificar as formações sobre o tema, visando capacitar os profissionais da rede com estratégias que contribuam para a melhoria do comportamento das crianças na escola e, consequentemente, para uma maior participação nas atividades pedagógicas oferecidas pelo professor do ensino regular.
Escolas da Rede Municipal realizam o “PPP em Ação” para fortalecer parceria entre escola e família
Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta que direciona o trabalho pedagógico da escola ao longo do ano letivo
Na última sexta-feira, 7 de março, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino promoveram o “PPP em Ação”, momento dedicado à formação, diálogo e definição de metas com a comunidade escolar. A iniciativa teve como objetivo garantir a aprendizagem dos alunos por meio do fortalecimento da parceria entre escola e família.
Durante o evento, as unidades de ensino organizaram atividades que envolveram professores, gestores, alunos e familiares em reflexões sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), destacando ações efetivas e estratégias para aprimorar o processo educacional. De acordo com a Administração Municipal, o encontro reafirmou o compromisso de toda a rede com uma educação participativa e de qualidade, em que a construção coletiva se torna essencial para o desenvolvimento pleno dos estudantes.
Projeto Político Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). É uma ferramenta que direciona o trabalho pedagógico da escola ao longo do ano letivo, definindo a organização e estabelecendo objetivos para a aprendizagem dos alunos, bem como um plano de ação para atingir essas metas e promover um ensino de qualidade.
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