Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
ATIBAIA Notícias
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg
WhatsApp (1)JORNALESTANCIA.png

Secretaria de Saúde alerta sobre aumento de casos de dengue e orienta moradores de Atibaia


Prefeitura de Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


É importante que a população identifique e elimine água acumulada em locais que podem servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti


No mês de abril, a Prefeitura de Atibaia registrou um aumento de casos de dengue no munícipio e vem agindo em diversas frentes para prevenir e combater a doença. Equipes da Administração Municipal estão intensificando as ações de vistoria casa a casa, ampliando as nebulizações e realizando autuações e trabalho com as insituições para atendimento e notificação imediata.


A melhor forma de se evitar a dengue é impedir a proliferação do mosquito que a transmite, o Aedes aegypti, eliminando os chamados criadouros, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução. A Unidade de Zoonoses orienta a população a se manter alerta e vistoriar periodicamente a residência e seu entorno, como quintais e áreas comuns em prédios, identificando e eliminado a água acumulada em locais que poderiam servir de criadouro do mosquito.


A Prefeitura recomenda aos moradores que deixem garrafas viradas para baixo e evitem água parada em qualquer recipiente, como vasos de plantas, tampinhas de garrafas, bebedores de animais e ralos, entre outros.


As equipes que passam de casa em casa verificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti também reforçam a orientação às famílias sobre a doença, sinais e sintomas, além da necessidade de procurar assistência se houver suspeita da doença. Entre os principais sintomas da dengue estão: febre alta, dor de cabeça, cansaço, dor atrás dos olhos e nas articulações, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a 2 de maio deste ano, Atibaia possui um total de 262 notificações de dengue, sendo 222 apenas em abril. Das 262 notificações, 112 foram confirmadas para dengue, 63 descartadas e 87 estão em investigação. Entre os casos confirmados, foram 4 em janeiro, 13 em março e 95 em abril, salto de 2.275% de janeiro para abril. Os bairros com maiores números de casos confirmados são Jardim Alvinópolis II (18), Caetetuba (13), Jardim Imperial (13), Nova Cerejeiras (11), Jardim Paulista (7), Alvinópolis (6) e Centro (5).


O aumento de casos em Atibaia segue tendência do país. O Brasil registrou nos quatro primeiros meses deste ano o mesmo nível de casos de dengue verificados oficialmente em todo o ano de 2021. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (2), foram 542 mil casos até 23 de abril, em comparação com 544 mil casos em todo ano passado. O boletim epidemiológico do governo federal aponta um aumento de 113% nos casos da doença na comparação com o ano passado.


As denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 4418-7800, Ouvidoria da Saúde (4414-3344/ouvidoriasus@atibaia.sp.gov.br), Ouvidoria do SUS (136) ou pela plataforma digital “Atibaia Sem Papel”, disponível no site e pelo aplicativo 1doc atendimento (veja links abaixo), que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Play Store (Android) e da Apple Store (iOS).