top of page
Buscar

Secretaria de Saúde orienta munícipes com sintomas de gripe

Jornal Estancia de Atibaia

sintomas de gripe, Prefeitura de Atibaia
Vírus Influenza

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Para não sobrecarregar o sistema municipal de Saúde, Secretaria recomenda que população só procure a emergência em casos graves da doença, como febre alta ou dificuldade respiratória


O aumento no número de casos de gripe registrado em algumas cidades brasileiras nas últimas semanas acendeu o alerta, o que acabou provocando uma escalada na procura por assistência nos hospitais e unidades de pronto atendimento: somente nesta terça-feira (28), o pronto-socorro da Santa Casa de Atibaia registrou cerca de 400 atendimentos relacionados a síndromes gripais e respiratórias, a maioria com sintomas leves.


Para não sobrecarregar o sistema municipal de Saúde, reduzir o tempo de espera e garantir atendimento a quem precisa, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população só procure hospitais e unidades de pronto atendimento caso apresente sintomas graves da doença, como febre alta ou dificuldade respiratória.


A Síndrome Gripal é caracterizada quando o indivíduo tem febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e, pelo menos um, dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia ou artralgia (dor nas articulações).


O período de incubação da gripe varia de um a quatro dias e a transmissibilidade em adultos ocorre principalmente 24 horas antes do início dos sintomas, durando até três dias após o final da febre. Nas crianças pode durar em média 10 dias e por mais tempo nos pacientes imunossuprimidos.


No caso de sintomas leves, a orientação é fazer repouso e ingerir bastante líquido para evitar desidratação. Sintomas mais graves incluem febre alta, falta de ar e dificuldade para respirar, dor ou pressão no peito ou estômago e a Secretaria de Saúde recomenda atenção especial aos grupos com fatores de risco para complicações, como idosos, crianças com menos de 2 anos e pessoas com comorbidades.


A influenza ocorre durante todo o ano, com maior frequência nos meses de outono e inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi encerrada em outubro e a cobertura vacinal em Atibaia alcançou cerca de 75% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, puérperas, idosos, indígenas e trabalhadores da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, por enquanto, não há previsão de chegada de novas doses.


A população deve manter-se vigilante e tomar medidas que evitem a propagação da Influenza, que são as mesmas para conter a propagação da Covid-19 e outras doenças respiratórias: lavagem e higienização das mãos; utilizar máscara para proteção de nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza, entre outros.

Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
  • Branca Ícone Instagram
  • Tópicos
  • message

Receba nossas Notícias e Informações

Obrigado pelo envio!

(c) 2021 Desenvolvido, Direitos reservados à Jornal Estância de Atibaia.

bottom of page