JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
Em louvor a São João Batista, padroeiro da cidade, manifestação cultural religiosa faz parte das festividades de aniversário e da história de Atibaia
No Dia de São João, o conhecido santo festeiro que é padroeiro de Atibaia, a cidade também comemora aniversário, completando 357 anos no próximo dia 24.
Após dois anos suspensas por conta da pandemia, as festividades em celebração à data voltam a acontecer neste ano, trazendo junto uma tradicional manifestação cultural religiosa cuja história se confunde com a história da cidade: as Congadas.
No dia 24, os tambores, violas, danças e rezas em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário homenageiam também São João Batista e Atibaia.
As celebrações começam com a Alvorada, às 6h, quando as Congadas Verde e Rosa se encontram na Igreja da Matriz e fazem um cortejo até o Santo Cruzeiro, passando pela Igreja do Rosário.
Depois da Alvorada, os congadeiros fazem uma pausa para o café da manhã e, com reforço do Terno de Congo Vermelho, o colorido festejo participará do tradicional Desfile Cívico que acontece em frente ao Paço Municipal.
À tarde, o Terno de Congo Azul se junta aos outros grupos e, às 16h, todos acompanham a missa em louvor a São João Batista que será celebrada na Igreja Matriz.
Após a missa, haverá uma procissão pelas ruas do Centro e, além das Congadas, a Corporação Musical 24 de Outubro também prestará suas homenagens à cidade e ao santo padroeiro. No retorno da procissão à igreja, os congadeiros recebem a benção final e encerram o dia de festejos com bailados no altar da Igreja Matriz.
Uma das cidades paulistas que ainda preserva a força das manifestações históricas das Congadas, Atibaia celebra seu 357º aniversário com uma série de shows e eventos entre os dias 23 e 26 de junho. No Centro de Convenções, tem show do cantor Mumuzinho na quinta-feira (23), Leo Chaves na sexta (24), Baby do Brasil no sábado (25) e o musical Aladdin no domingo (26).
Valorizando a cultura, a tradição e os artistas locais, os palcos que serão instalados na Praça da Matriz, Pouso de Asa Delta e na Tenda Solidária do Fundo Social também contarão com atrações de estilos variados, que vão do rock ao samba, passando pelo sertanejo e MPB. Todos os shows serão gratuitos e abertos ao público.
Tenda Solidária é destaque no 357º aniversário de Atibaia
Espaço contará com música e comidas típicas; renda será revertida para as ações do Fundo Social
Um dos destaques da programação dos 357 anos de Atibaia será a Tenda Solidária, do Fundo Social de Solidariedade, que vai oferecer muita música, comidas e bebidas típicas e entretenimento para a população. Durante os quatro dias de festa, de 23 a 26 de junho, também é possível ajudar quem mais precisa: tudo que será comercializado na Tenda Solidária terá a renda revertida para as ações sociais do Fundo.
O espaço também será aberto para a comercialização dos produtos preparados pelas mulheres contempladas no Programa de Inclusão Produtiva, realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), Sebrae e Fundo Social com o objetivo de capacitar e promover a geração de renda entre a população mais vulnerável.
Os shows na Tenda Solidária, que ficará na Arena do Centro de Convenções (local da Feira Noturna), acontecerão às 19h, a não ser no domingo (26), quando a apresentação musical será às 14h. Nos dias 23, 24 e 26 quem vai comandar a festa é o cantor sertanejo Ricardo Bertim, e no dia 25 ficará por conta do cantor de MPB Gian Martins.
As atrações musicais prometem muita diversão e alegria para toda a família. Venha aproveitar esta oportunidade de fazer o bem e se deliciar com as melhores comidas, bebidas e músicas típicas da nossa cultura.
A Tenda funcionará das 17h às 23h nos dias 23, 24 e 25 e das 14h às 20h no dia 26. Para celebrar os 357 anos de Atibaia outros palcos serão instalados no Centro de Convenções, na Praça da Matriz e no Pouso de Asa Delta, com atrações de estilos variados, que vão do rock ao samba, passando pelo sertanejo e MPB.
Todos os shows serão gratuitos e abertos ao público
Edição: Bruno Papini
Commentaires