JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
O cheirinho de festa já está no ar, e para deixar o coração de todos ainda mais ansioso, confira a programação completa da nossa querida festa de aniversário da cidade! E para saber de todas as novidades, fique atento aos canais oficiais da Prefeitura!

No antigo vilarejo de São João do Curralinho (que, segundo se conta na cidade, tinha este nome por estar situado num vale da Serra da Mantiqueira, o qual, de longe, se parecia com um curral, em virtude dos paredões que o ladeiam) era de tradição que o dia de São João Batista fosse muito festejado.
E foi justamente num 24 de junho, de 1878, durante os festejos religiosos em torno do cruzeiro, que Anselmo Caparica, João José Batista Nogueira e Luís Antônio Figueiredo, fazendeiros de café da região, decidiram ceder quatro alqueires e meio de suas terras para a construção de uma praça e uma igreja, já que o povoado crescia com os novos colonos que chegavam na rota de expansão da cultura cafeeira.
A data da fundação da cidade passou, assim, a ser considerada a do onomástico de São João Batista e, em 1895, ao ser elevada a município, ela iria se separar da antiga Santo Antônio da Cachoeira, hoje Piracaia.
Seu nome foi, então, alterado, em 1917, para o atual, e significa “Cidade de João”, do grego pólis – cidade – e sempre em referência a seu santo padroeiro – que teria sido aquele que batizou Jesus, daí o nome Batista – ou “aquele que batiza”(do grego “Baptistés”).
Joanópolis emancipou-se em 17 de agosto de 1895.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 166.
Edição: Bruno Papini
Comentarios