Vereadores apresentam Moção de Congratulações ao Clube Recreativo Atibaiano pelos 124 anos.


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Homenagem é de autoria dos vereadores Ana Paula Beathalter e Júlio Cuba


Os vereadores aprovaram na última sessão da Câmara, realizada no dia 17 de agosto, a Moção de Congratulações ao Clube Recreativo Atibaiano, pelos 124 anos de fundação, de autoria dos vereadores Ana Paula Beathalter e Júlio Cuba.


No documento, eles contam que o Clube Recreativo Atibaiano foi fundado em 1° de agosto de 1897 e a inauguração solene ocorreu em 19 de setembro do mesmo ano. A iniciativa da constituição do Clube foi do Dr. Affonso José de Carvalho, MM. Juiz de Direito na ocasião, e seu primeiro Presidente foi o Dr. Carlos Samuel de Araújo, eleito em 1° de agosto de 1897, e cujo término de sua gestão foi em 29 de setembro de 1901, quando foi eleito o Dr. Miguel Vairo.


Segundo os vereadores, a sede social é própria e foi objeto de recente e completa reforma, tornando-a inteiramente rejuvenescida e moderna, que a fez merecedora da condição de um dos mais atraentes, convidativos e acolhedores clubes sociais do interior. Possui capacidade para 800 pessoas, estando localizado na Praça Claudino Alves, nº 125, no centro de Atibaia.


“Desde a sua fundação, a finalidade do ‘Recreativo’ tem sido a de proporcionar, aos seus associados e frequentadores, reuniões dançantes, seminários e palestras culturais, espetáculos teatrais e outros eventos sociais e, inclusive, há anos é palco para as comemorações solenes de Aniversário de Atibaia, com as presenças de autoridades da cidade e região. É um tradicional clube social de Atibaia e considerado um dos melhores do interior paulista. Em sua existência centenária, promoveu eventos carnavalescos que marcaram época na região, tendo realizado memoráveis bailes e noites dançantes”, relataram.


Ana Paula Beathalter e Júlio Cuba destacam que a ascensão plena e social do “Recreativo” concretizou-se, definitivamente, com a incorporação e o ingresso dos associados do Clube da Saudade de Atibaia ao seu quadro social: “o ‘Recreativo’, desde o início de sua existência, possuiu no exercício de sua Presidência cidadãos que ocuparam posição de destaque na sociedade atibaiense, quer sejam na esfera política, como prefeitos e vereadores, quer sejam na área comercial e profissional, como industriais, comerciantes, médicos e advogados. Isso também demonstra a evidência e o grande prestígio, além do grande conceito que desfruta junto à comunidade local”.


Assim, parabenizamos os funcionários e demais colaboradores do Clube, pelos relevantes serviços prestados ao longo desses anos, bem como os fundadores, sócios e a atual Diretoria do Clube, assim composta:


Luiz Antonio Ruivo Ferreira (Presidente)

Vera Lúcia Sette (Vice-Presidente)

Waldomiro de Oliveira (Secretário)

Ana Regina Dos Santos Oliveira (Diretor Secretário)

Waldetário Castro Lima (Diretor Tesoureiro)

Urgolino Vaz Teixeira Lima Junior (Diretor Tesoureiro Adjunto)

Berenice Logullo (Diretor Social)

Jose Antonio Lamper (Diretor de Eventos).