top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Viveiro e horta municipais garantem distribuição de mudas e hortaliças em Atibaia


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Mais 130 mil mudas de morango do Viveiro foram distribuídas a produtores rurais da cidade este ano; Horta destinou mais de 1.500 caixas de verduras e legumes para repasses do Fundo Social de Solidariedade Atibaia conta com duas importantes estruturas na área de Agricultura que garantem benefícios à população: o Viveiro e a Horta municipais, ambos mantidos pela Secretaria de Agricultura. O Viveiro Municipal, localizado no bairro Boa Vista, produz e distribui mudas de árvores nativas, além de mudas de morango que são fornecidas aos produtores rurais do município e fazem parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, em parceria com a Embrapa e a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). Com o Programa, neste ano a Prefeitura distribuiu mais de 130 mil mudas de morango em Atibaia.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, as mudas do Viveiro Municipal têm origem controlada, sendo reproduzidas a partir de matrizes da CDRS, que conta com um laboratório de micropropagação onde é realizada a limpeza – pela técnica de cultura de tecidos – de vírus, bactérias, pragas, doenças e demais ameaças. Em seguida, a Prefeitura multiplica essas matrizes no Viveiro Municipal, reproduzindo as mudas para distribuição junto aos produtores.


Já na Horta Municipal, localizada no bairro Cachoeira, são cultivadas diversas variedades de verduras e legumes, entregues ao Fundo Social de Solidariedade em uma parceria que garante repasses junto a entidades assistenciais cadastradas da cidade. Somente este ano, mais de 1.500 caixas de hortaliças já foram repassadas, levando produtos orgânicos, portanto alimentação saudável e de qualidade, à mesa de quem mais precisa em Atibaia.


Vale lembrar que a Secretaria de Agricultura ainda realiza, sem custos aos interessados, o processo de outorga de água para agricultores; e também conta com os serviços da Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal, suporte disponibilizado pela Prefeitura, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), com assistência técnica e serviços de trator para pequenos agricultores a um custo 50% menor que o praticado no mercado.




anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page