Viveiro Municipal está preparado para atender às demandas de plantio de mudas na cidade


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Mudas são usadas para revitalizar parques, praças, jardins e áreas públicas

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Divisão de Parques e Jardins, que é gerenciada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está intensificando no Viveiro Municipal o plantio de mudas nativas, sementes, mudas de árvores (arbóreos), folhagens e flores, para atender à demanda dos locais onde estão sendo revitalizados e implantados canteiros na cidade, além dos bosques, calçadas e áreas de recuperação ambiental, programas de florestas urbanas e atendimento aos plantios dos Termos de Ajuste de Conduta (TACs) e Termos de Compensação Ambiental (TCAs) entre outros.

O viveiro fica na Secretaria Municipal do Desenvolvimento dos Agronegócios, dentro do Parque de Exposição Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) e conta com um espaço amplo para a produção de milhares de mudas de espécies diferentes e a elaboração de atividades de educação ambiental formal e não formal.

Durante o ano todo, a Divisão revitaliza os parques, praças e jardins, além dos plantios de reflorestamento, arborização nas escolas e áreas onde ficam os prédios públicos municipais, áreas verdes, vias e áreas públicas, entre outros.

O chefe de Divisão de Parques e Jardins, Hélio Lustosa, informou que a atual Administração continua investindo na ampliação do Viveiro Municipal, que está sendo implantado numa vasta área localizada no bairro do Tanque do Moinho, próximo ao prédio do Ecoa, ao lado do lago. “Nesse terreno apropriado para a plantação, produziremos mudas de espécies arbóreas e ornamentais, utilizadas na arborização urbana, recuperação, compensação, paisagismo e urbanização de áreas verdes públicas. Já as mudas de espécies ornamentais são para o paisagismo em praças e canteiros centrais. E as mudas frutíferas e hortaliças, poderemos atender à demanda dos pequenos produtores, trazendo grande economia para esses agricultores”, explicou Hélio.