top of page

1° Festival de Alegorias de Atibaia acontecerá de sexta a domingo, no Pouso de Asa Delta

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Evento terá concurso de voo a fantasia, música, comida e diversas atividades voltadas ao voo livre De sexta-feira a domingo (24 a 26 de junho) será realizado o 1° Festival de Alegorias de Atibaia , no Pouso de Asa Delta , com voos a fantasia, cultura, música, comida e diversão, em evento que faz parte das comemorações dos 357 anos de Atibaia e foi organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria de Cultura. No concurso de Alegorias o piloto deverá decolar fantasiado, e serão levados em conta: originalidade (40 pontos), navegabilidade (20 pontos), decolagem segura (20 pontos) e pouso bem executado (20 pontos). Haverá atividades paralelas, incluindo prova de permanência e pouso, campeonato de aviãozinho de papel para as crianças e Race to Goal – o piloto que percorrer um trajeto predeterminado no menor tempo com o parapente inflado na cabeça ganha. Os pilotos inscritos deverão ser habilitados pela ABP CBVL e possuir certificado da ANAC, bem como estar em dia com as obrigações com o seu Clube, seja o Clube Atibaiense de Voo Livre (CAVL) ou clube de origem. As inscrições custam R$ 90 e podem ser feitas até quinta-feira (23). No valor da inscrição estão inclusos: participação nos 3 dias de evento, com shows ao final da tarde no Pouso, camiseta, medalha de participação e kit contendo adesivos e brindes dos apoiadores. As pessoas que forem acompanhar o evento devem levar um quilo de alimento não perecível. Descrição do evento 1° Festival de Alegorias de Atibaia.
Voo a fantasia, cultura, música, comida e diversão.
Venham prestigiar!

Dia 24/06/22
10h Montagem do Evento
12h Abertura dos Food Trucks
14h Show de Música
14h às 17 entrega de Kits
14 às 17h – Dia Livre para voar e prólogo de voos a fantasia.

25/06/2022
09h às 10h30 – Entrega de Kits
10h00 às 10h40 - Campeonato de aviãozinhos de papel para crianças.
10h30 às 12h Race To Goal – Corrida de Parapentes no Pouso – Aquele que correr o pouso todo com o parapente na cabeça no menor tempo ganha.
12h00 abertura dos food trucks
13h às abertura da janela de voo à fantasia e permanência e pouso.
14h às 19 Shows com bandas locais.

Dia 26/06/2022
10h00 - Campeonato de inflagens de parapentes Kids.
12h00 Abertura dos food trucks
12h00 às 17h00 abertura da janela de Permanência e Pouso
14h00 às 19h00 Show com bandas locais.
18h00 Entrega de premiação.

Durante o sábado e domingo, teremos estruturas de food trucks, tendas, música, e atividades para crianças
Contra partida social – doação de alimentos.

REGULAMENTO – FESTIVAL DE ALEGORIAS 2022.

OBJETIVO

Estabelecer as regras do 1° Festival de Alegorias promovido pelo CAVL.

Data do Evento: 24, 25 e 26 de Junho
Cronograma: Será anunciado nos próximos dias

EQUIPE DE JUÍZES A equipe de juízes será composta por um Juiz Geral, um Juiz Técnico de Pouso, um Juiz Técnico de Decolagem, e dois auxiliares, 01 na decolagem e 01 no pouso, todos os Juízes serão voluntários.
Os Juízes deverão estar em uma frequência de rádio específica para a comunicação.

CRITÉRIOS PARA A PARTICIPAÇÃO

Os pilotos inscritos deverão ser habilitados pela ABP / CBVL e possuir certificado da ANAC, bem como estar em dia com as obrigações com o seu Clube, seja o CAVL ou clube de origem.

Trata-se de um festival de alegorias com várias atividades paralelas, separamos a competição em Alegorias (voar fantasiado), com atividades de Race To Goal (corrida com o parapente no pouso), quem chegar antes com o parapente na cabeça ganha.

Alegoria – Voo a Fantasia, onde o piloto deverá decolar fantasiado, serão levados em critério a originalidade 40 pontos, Navegabilidade 20 pontos, decolagem segura 20 pontos, pouso bem executado 20 pontos.

Permanência e pouso - A prova será de permanência e pouso (definiremos o tempo de voo conforme condição climática do dia).

Race to Goal – O piloto que percorrer um trajeto predeterminado no menor tempo com o parapente inflado na cabeça ganha, em caso de empate os pilotos deverão fazer uma bateria extra. (alunos e pilotos poderão participar).

Campeonato de Aviãzinho de Papel – Atividade promovida para as crianças que estiverem no pouso, os 20 Aviõezinhos que voarem mais distantes ganharão medalhas.

INSCRIÇÃO:
A inscrição será feita através do site do sympla e terá o valor de R$ 90,00 que será destinado ao pagamento de despesas do clube com o evento e em caso de sobra do valor, o valor ficará no caixa do clube para melhorias.

No valor da inscrição está incluso:
Participação nos 03 dias de evento - Shows ao final da tarde no pouso.
Camiseta
Medalha de participação
Kit contendo adesivos e brindes dos apoiadores.

Todos os pilotos deverão assinar o termo de responsabilidade no ato da inscrição, bem como apresentar suas habilitações.

FANTASIAS:
Todas as fantasias devem ser alegóricas, divertidas, mas não devem oferecer riscos aos pilotos e nem aos espectadores.
Os pilotos deverão ter pilotabilidade, bem como utilizar capacetes e deixar a alça do paraquedas reserva, exposta para utilização em caso de alguma necessidade.
A fantasia não deverá afetar a aerodinâmica do equipamento, o Juiz de decolagem será responsável pela análise bem como da proibição da decolagem em caso de riscos ao piloto.

DECOLAGEM
A partir das 13h ou 14h (dependendo da condição climática do dia), fechamento 17h.

O piloto deverá se conectar fora da área de decolagem e ir conectado e checado para a decolagem.

Cada piloto terá 03 tentativas para decolagem, caso não consiga decolar ele irá para o fim da fila.

Pilotos do festival de alegoria terão preferência, seguidos dos pilotos de Permanência e Pouso e posteriormente os pilotos não inscritos na competição.

Os pilotos da competição terão um adesivo de identificação no capacete.

Se o piloto se demonstrar incapaz de decolar, o Juiz de Decolagem junto ao Juiz Geral tem autonomia para retirá-lo da competição.

EM VOO:
Qualquer piloto que invadir o espaço aéreo descrito em nossa SBR estará automaticamente desclassificado.

Não serão permitidos rasantes nem acrobacias logo à frente da decolagem e nem a baixa altura no pouso, sob risco de desclassificação do atleta, qualquer atitude antiesportiva será passível de desclassificação.

O Juiz Geral e o Juiz de decolagem tem autoridade para cancelar a prova a qualquer momento, devido a mudanças de condições climáticas.

POUSO:
A regra internacional de tráfego aéreo é o que rege o pouso, mesmo no dia do festival.
Pousos fora da área de pouso serão desclassificados.

PREMIAÇÃO
Alegoria: Troféu do 1° ao 3° Lugar + Premiação Sol Paragliders e Wow
Free Fly: Troféu do 1° ao 3° Lugar + Premiação Sol Paragliders e Wow
Race to Goal: Troféu do 1° ao 3° Lugar + Premiação Sol Paragliders e Wow

Medalhas de participação para todos os pilotos inscritos.

Festa de encerramento e premiação
Domingo às 17h no palco central do pouso.



Edição: Bruno Papini

1° Festival de Alegorias de Atibaia acontecerá de sexta a domingo, no Pouso de Asa Delta

1° Festival de Alegorias de Atibaia

bottom of page