Atibaia marca presença em seminário nacional sobre Educação Integral
JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Município também foi convidado pelo Ministério da Educação a apresentar seu modelo de ensino em tempo integral em um painel para a região Sudeste Nos dias 4, 5 e 6 de setembro a Secretaria de Educação de Atibaia participou do 2º Seminário Nacional de Educação Integral , realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador-BA. Temas como Educação Integral e Integradora, Educação Integral em Tempo Integral, Educação Territorial, Educação Antirracista, Currículo, Projeto de Sociedade, entre outros, foram debatidos por representantes de municípios de todo o Brasil, do Ministério da Educação, além de educadores, como a Prof.ª Dra. Jaqueline Moll e o Prof. Dr. Cesar Nunes, referências na área.
Conforme a Secretaria de Educação, o seminário contribuiu para o debate curricular, político e pedagógico de uma concepção de Educação Integral inserida em um projeto de sociedade democrática, socialmente justa e ambientalmente sustentável, que valoriza as diferenças e combate todas as formas de discriminação.
Os representantes de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz , secretária de Educação; Ângela Grueiro, diretora do Departamento de Educação; e Dilara Rubia Pereira, supervisora de Ensino; visitaram a Escola Parque Salvador, idealizada por Anísio Teixeira, onde houve troca de experiências entre educadores de diversos estados brasileiros.
Na última semana, após agenda em Brasília-DF, a Prefeitura de Atibaia foi convidada pelo Ministério da Educação a apresentar o modelo de ensino em tempo integral desenvolvido na cidade em um painel do ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”. O ciclo será realizado nas cinco regiões do país, sendo que o da Região Sudeste, em que Atibaia compartilhará sua experiência na área, acontecerá em Diadema, nos dias 4 e 5 de outubro.
Atualmente, do total de 63 unidades escolares da rede municipal de Atibaia, 39 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 16 contam com jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.
JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Município também foi convidado pelo Ministério da Educação a apresentar seu modelo de ensino em tempo integral...