top of page

Câmara aprova PL que denomina “Pref. Jesus Chedid” centro cultural de Bragança Pta.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA A Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou nesta terça-feira (12) o Projeto de Lei 46/2022, do prefeito Amauri Sodré, que denomina como “ Prefeito Jesus Adib Abi Chedid ” o centro cultural municipal. Desta forma, o teatro localizado no complexo cultural recebeu oficialmente o nome do compositor brasileiro “ Carlos Gomes ”, reconhecido em nível internacional pela ópera “ O Guarani ”.


O Projeto de Lei presta uma homenagem ao prefeito que lutou pela restauração do prédio que abriga o centro cultural municipal e o teatro, ambos considerados referência no Estado. “Estamos honrados e muito agradecidos pela homenagem prestada ao meu pai, prefeito Jesus Chedid . Ele sempre defendeu a importância deste local e lutou por sua revitalização”, comentou Edmir Chedid .


Na ocasião, o parlamentar – filho do homenageado – lembrou ainda que, durante muitos anos, Jesus Chedid citava a importância do local para o desenvolvimento sociocultural de Bragança Paulista. “O prédio quase foi destruído. Mas o então prefeito não deixou de lutar por sua recuperação e sua revitalização. Foram muitas reuniões até que conseguimos os recursos necessários”, destacou.


Jesus Chedid faleceu em 02 de junho deste ano. Além de ser reconhecido como prefeito que recuperou Bragança Paulista, também será eternamente lembrado por seus esforços em relação à cultura e ao turismo. “Esta é uma justa homenagem para quem sempre lutou por nossa comunidade, pelos menos favorecidos, pelo desenvolvimento do município”, disse o prefeito Amauri Sodré.


História
O prédio do Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid e Teatro Carlos Gomes foi comprado em 2005 pela prefeitura de Bragança Paulista. Após anos abandonado e alvo de constantes depredações e invasões – em 2010 pegou fogo e ficou em ruínas –, a administração municipal anunciou em 2019 a retomada das obras de reforma e restauro deste importante patrimônio histórico-cultural.


As atividades foram executadas a partir de convênios firmados com o governo estadual, por intermédio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens. O local possui dois teatros, além de galeria de arte, salas para cursos, exposições e oficinas adaptadas para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Edição: Bruno Papini

Câmara aprova PL que denomina “Pref. Jesus Chedid” centro cultural de Bragança Pta.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA A Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou nesta terça-feira (12) o Projeto de Lei 46/2022, do prefeito...

bottom of page