top of page

Pilar Tetilla Manzano Borba, patronesse da escola municipal do bairro Itapetinga, é homenageada.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Unidade 2 da Creche Comunitária Mãe Natureza passou a ser de gestão da Prefeitura no início do ano; homenagem na última segunda-feira foi em reconhecimento ao legado da educadora A patronesse da escola municipal de educação infantil do bairro Itapetinga, Pilar Tetilla Manzano Borba , foi homenageada na última segunda-feira (30), na própria unidade escolar. O evento contou com a presença do prefeito Emil Ono , do vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima , da secretária de Educação, Eliane Dorariotto , do vereador Marcão do Itapetinga , da equipe escolar, das famílias das crianças e de educadores, amigos, colegas e familiares da homenageada.

O evento também marcou a oficialização do nome da patronesse à antiga unidade 2 da Creche Comunitária Mãe Natureza, que desde do início de 2023 passou a ter sua gestão feita pela Secretaria de Educação. A escola atende 58 crianças de 4 e 5 anos em período integral. A unidade 1 da Creche Mãe Natureza, que atende crianças do berçário ao infantil 3, continua sendo comunitária.

Pilar foi lembrada por sua solidariedade e pelo incansável trabalho voltado para a Educação Infantil, inclusive na Rede Municipal de Ensino onde atuou como formadora de Creches Comunitárias por alguns anos. Amigos, educadores e familiares da homenageada puderam, de forma sensível e amorosa, prestar homenagem realizando uma roda cantada.

“Ao proporcionar palestras e cursos para pais, professores e terapeutas, Pilar iluminou caminhos para uma educação mais empática. Seu legado continua a inspirar e moldar as mentes jovens, e é com grande honra que a Escola Municipal Pilar Tetilla Manzano Borba, se torna um símbolo desse legado”, destacou o prefeito Emil Ono.

Professora Pilar foi terapeuta ocupacional formada pela USP e pedagoga Waldorf, especializada em desenvolvimento infantil, tratamento neuroevolutivo, terapia de integração sensorial e problemas de aprendizagem. Também era pós-graduada em antroposofia na saúde. Por mais de 30 anos orientou pais e professores de creches, de educação infantil e de escolas de pedagogia Waldorf. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcão do Itapetinga, em abril deste ano.

Atualmente, com 16.043 alunos na rede municipal, do total de 63 unidades escolares, 39 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 16 contam com jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.

Pilar Tetilla Manzano Borba, patronesse da escola municipal do bairro Itapetinga, é homenageada.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Unidade 2 da Creche Comunitária Mãe Natureza passou a ser de gestão da Prefeitura no início do ano; homenagem...

bottom of page