top of page

Prefeitura de Atibaia amplia Academia da Saúde e lança Programa de Alzheimer e outras demências

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Local conta com atividades físicas, orientação nutricional e psicológica, avaliações e serviços, além do Programa Raimunda Moura, direcionado a pessoas com doença de Parkinson A Prefeitura de Atibaia entregou na quinta-feira, 5 de outubro, a ampliação da Academia da Saúde, local que oferece uma série de atividades gratuitas e passará a contar com o Programa de Alzheimer e outras demências, em mais uma importante ação que irá expandir e melhorar o atendimento de saúde para a população do município, especialmente os idosos.

As obras de ampliação incluem a construção de mais um consultório e a cobertura da área externa, com recursos próprios da Administração Municipal. Com a expansão, a Academia da Saúde Armando Augusto Tricoly, que fica na Rua Liberdade, 375, Jardim Cerejeiras, terá mais profissionais disponíveis e alcançará um número maior de atendimentos – para cerca de 8 mil por mês, em comparação aos 6 mil atuais.

"Nosso governo implantou muitas coisas na área da saúde. A gente tinha um mantra na campanha que era cuidar das pessoas. Entendo perfeitamente a questão estruturante da cidade, mas a gente tinha que passar a cuidar das pessoas. Neste mandato fizemos muitas coisas para cuidar das pessoas e vamos continuar fazendo", afirmou o prefeito Emil Ono .

A secretária de Saúde de Atibaia, Grazielli Bertolini , lembrou que um quarto da cidade é formado por pessoas com 60 anos ou mais, ressaltando a importância de um centro de referência para idosos. "Nós entendemos que essa equipe que trabalha aqui tem conhecimento e sabe tratar do idoso, por isso estamos concentrando aqui diversas atividades, ampliando consultório e cobrindo os espaços", disse ela.
O Programa de Alzheimer e outras demências de Atibaia tem como objetivo propiciar avaliação e diagnóstico preciso da patologia e, a partir disto, o tratamento multidisciplinar com médico neurologista e geriatra, fisiologista, psicólogo, neuropsicólogo, profissional de educação física e outras especialidades.

Existem mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo vivendo com demência, doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória e desorientação em relação ao tempo e ao espaço, entre outras características. No Brasil, estudo sobre prevalência de demência em pessoas idosas estimou que há 1.800.000 pessoas vivendo com demência e mais de 2.300.000 pessoas apresentando algum tipo de prejuízo cognitivo.

Muitas doenças podem causar um quadro de demência. Entre as várias causas conhecidas, a Doença de Alzheimer é a mais frequente. Atualmente, no mundo, estão em andamento dezenas de terapias e tratamentos farmacológicos com foco em impedir a morte das células cerebrais associadas ao Alzheimer. Além disso, o uso de sistemas de apoio e intervenções comportamentais não farmacológicas podem melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de demência e de seus cuidadores e familiares.

Com nove anos de funcionamento, a Academia da Saúde em Atibaia oferece atividades físicas, orientação nutricional e psicológica, por meio do Programa Atibaia Ativa, sem contar uma série de serviços, exames e avaliações físicas e metabólicas, além do Programa Raimunda Moura, direcionado a pessoas com a doença de Parkinson.

Programa Raimunda Moura
Instituído pela lei municipal número 4464 de 11 de Outubro de 2016, o Programa Raimunda Moura tem como objetivo o tratamento e o cuidado do paciente na melhora da capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio, força muscular e, consequentemente, na realização das atividades de vida diária e independência. Busca também a melhora da autoestima, autoimagem, regulação das emoções, socialização, entre outros fatores.

Com a ampliação da Academia da Saúde, será possível também aumentar o atendimento a parkinsonianos na cidade. No local, eles passam por exames específicos e são acompanhados por uma equipe especializada multidisciplinar e interdisciplinar, após avaliação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações pelo telefone 4413-4749 ou pelo e-mail academiadasaude@atibaia.sp.gov.br

"A expansão do prédio da Academia é de grande relevância uma vez que, com o aumento da população idosa, há maior demanda na atenção à saúde desta população. Ressalta-se que as doenças neurodegenerativas que mais acometem os idosos são Alzheimer e doença de Parkinson", afirmou Marcos Moura, coordenador do Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos.

Prefeitura de Atibaia amplia Academia da Saúde e lança Programa de Alzheimer e outras demências

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Local conta com atividades físicas, orientação nutricional e psicológica, avaliações e serviços, além do...

bottom of page