top of page

Prefeitura de Atibaia assina Termo de Parceira para implantação do Projeto “Guardiã Maria da Penha”

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Guarda Civil Municipal atuará em parceria com o Ministério Público reforçando o enfrentamento à violência contra a mulher em Atibaia A Prefeitura de Atibaia acaba de assinar o Termo de Parceria com o Ministério Público de São Paulo para a implantação do Projeto “ Guardiã Maria da Penha ” como política pública voltada à proteção de mulheres em situação de violência. A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação aconteceu no último dia 17, na sede do Ministério Público de São Paulo e contou com a presença do prefeito de Atibaia, Emil Ono, do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil local, Cauê Nunes, do secretário de Justiça e Cidadania, Luiz Benedito Roberto Toricelli, e demais autoridades locais.

O programa do MP tem como foco prevenir e combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres. Para tanto, a parceria firmada pelo município com a Promotoria paulista vai viabilizar o monitoramento do cumprimento das normas que garantem a proteção das mulheres e a responsabilização dos autores de violência de gênero. Na prática, a Guarda Civil Municipal será capacitada para adotar as providências pertinentes no caso de descumprimento de medidas protetivas, visando garantir a segurança da mulher vítima de violência doméstica.

Os casos de violência serão selecionados pelo Ministério Público e enviados para a GCM. As ocorrências são acompanhadas de cópias do Boletim de Ocorrência, decisão de medidas protetivas e mandado de intimação do agressor. Depois disso, as equipes da GCM fazem a primeira visita para as vítimas selecionadas, com realização de avaliação de risco, conforme o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, que é um instrumento legal criado pelo MP e pelo Poder Judiciário para identificar e nortear a assistência às vítimas de violência doméstica.

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, afirmou que essa parceria é um grande avanço para Atibaia. “Tratar de violência doméstica não é simples. Foi dado um passo muito importante, que garante o cumprimento das medidas protetivas para as mulheres vítimas de violência doméstica. A GCM fará o papel de acompanhamento e monitoramento, dando efetividade às medidas protetivas alcançadas pelo Ministério Público junto à Justiça. As mulheres passarão a ter mais segurança e a consagração da cidadania tão desejada por cada um de nós”.

O prefeito de Atibaia, Emil Ono, ressaltou a importância da ação, enfatizando a prioridade do governo municipal, que é cuidar das pessoas. “Todos sabem da importância da mulher em nosso governo e assinar o termo de cooperação para esse projeto é fundamental, pois nosso compromisso é claro: zelar pela segurança das mulheres que enfrentam a violência doméstica. Essa iniciativa faz com que a Guarda Civil esteja ao lado delas, monitorando e acompanhando o cumprimento das medidas protetivas, proporcionando mais segurança e amparo”, finalizou.

Prefeitura de Atibaia assina Termo de Parceira para implantação do Projeto “Guardiã Maria da Penha”

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Guarda Civil Municipal atuará em parceria com o Ministério Público reforçando o enfrentamento à violência...

bottom of page