top of page

Prefeitura reforça proibição de fogos de artifício com estampido em áreas públicas de Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA A queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido também são proibidos no Estado de São Paulo
Com a realização da Copa do Mundo da FIFA no Catar, vem crescendo o número de pessoas que utilizam fogos de artifício com estampido nas comemorações dos jogos. No entanto, é importante destacar que essa prática é proibida em Atibaia e também em todo o Estado de São Paulo.
Em Atibaia, por meio da Lei nº 4.684, de 22 de julho de 2019, é proibido, seja em áreas fechadas ou abertas públicas, queimar, soltar, manusear, utilizar fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouro, estampidos, as bombas, as baterias, os morteiros, os foguetes, busca-pés e outros.
Pela legislação, o descumprimento das disposições acarretará ao infrator apreensão do material e multa de até 500 UVRMs, sendo de competência das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Mobilidade e Planejamento Urbano, do Procon, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar ou de outro órgão determinado pela Prefeitura fiscalizar e aplicar as sanções previstas na lei.
Os estabelecimentos que comercializam fogos de artifício também devem afixar cópia dessa lei em local visível para conhecimento dos consumidores sob pena de multa. E fica autorizado o Poder Executivo a reverter as multas em benefício aos programas e ações que cuidem do bem-estar animal no município.
Já em todo o Estado de São Paulo vigora a Lei 17.389/2021, sancionada em julho de 2021. A iniciativa estabelece a proibição de queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido em São Paulo.
O objetivo das leis é preservar a saúde e o bem-estar de idosos, pessoas enfermas, crianças e animais, que sofrem com o barulho dos fogos. Dessa forma, fogos que produzem efeitos visuais sem estampidos podem continuar a ser utilizados e comercializados.
Natal 2022: Prefeitura de Atibaia oferece programação cultural e decorações com luzes preservando espírito natalino Atibaia receberá diversas atrações natalinas,
incluindo teatros, danças e concertos, que ocorrerão de 3 a 23 de dezembro;
haverá iluminação decorativa em cinco pontos da cidade
A Prefeitura da Estância de Atibaia preparou uma programação de Natal recheada de atrações que acontecerão durante o mês de dezembro, além de cinco pontos tradicionais com decoração natalina no município. E não poderia faltar o Papai Noel, que ficará no Centro Cultural André Carneiro para receber os visitantes a partir do dia 3 e até 23 de dezembro, das 19h às 22h.
Com previsão de abertura no dia 3, a programação segue até 23 de dezembro com uma dezena de atrações culturais que prometem encantar adultos e crianças, além de pontos decorados pela cidade irradiando a magia do Natal. As apresentações deste ano trazem composições natalinas, teatros, orquestras do município, além dos famosos corais de fim de ano para divertir e emocionar a população, de forma gratuita, e em locais públicos de Atibaia.
As luzes e enfeites natalinos decorarão tradicionais pontos do município, incluindo a Igreja da Matriz e a praça/coreto do Centro Cultural André Carneiro – onde estará o Papai Noel – com árvores naturais iluminadas, estrelas, laços, caixas de presentes e um Papai Noel de fibra de vidro de três metros para o público fotografar de pertinho.
O Complexo Santa Clara também estará em clima natalino: o local receberá uma árvore de sete metros, caixa de presente, estrela e árvores naturais iluminadas para os moradores da região apreciarem e fotografarem.
Já o Lago do Major exibirá uma árvore de 20 metros de altura, além de estrelas e laços vermelhos iluminados, árvores naturais com luzes e caixas de presentes flutuantes no local, a partir do dia 9 de dezembro.
No Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, o clima natalino garante iluminação e decoração nos pinheiros naturais, bem como adereços, microlâmpadas em led, esferas de Natal e caixa de presente. E este ano ainda há uma novidade: as estrelas e as caixas de presentes serão interativas, com abertura para as pessoas entrarem.
A programação busca presentear moradores e turistas em Atibaia, com apresentações e decorações natalinas especiais, confira:
Dia 03 – Apresentação do teatro “A Fábrica dos sonhos” – Em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 17h
Início da Recepção das Crianças pelo Papai Noel – dentro do Centro Cultural André Carneiro – 18h30
Dia 06 – Espetáculo Novo Tempo com o Coro Cênico Intermusic Atibaia – Cine Itá Cultural – 20h
Dia 10 – Cantata de Natal – Atipalhaços – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 19h30 (sujeito a alteração)
Dia 11 – Apresentação da Corporação Musical 24 de Outubro – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 18h
Dia 15 – Cantata de Natal FAMA – Casarão Julia Ferraz – 20h
Dia 16 – Apresentação de Coreografias da Melhor Idade – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 19h30
Dia 17 – Apresentação de Raízes do Catira, às 18h30 | Grupo Raízes de Atibaia, às 19h30 – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro
Dia 18 – Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia – OVBA – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 18h
Dia 20 – Concerto de Fim de Ano da APROMUS (Associação Pró Música Orquestral e Coral) – Cine Itá – 20h
Dia 21 – Teatro “Um pedido de Natal” – Teatro ARTAUD – Cine Itá, às 20h, com entrada social, podendo trocar o ingresso por um brinquedo novo/em bom estado a partir do dia 5 de dezembro e até o dia 20, no local da apresentação (Cine Itá). Os brinquedos serão distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade social.
De 03 a 23 de dezembro: Papai Noel no Centro Cultural André Carneiro – 19h às 22h

Endereços:
Centro Cultural André Carneiro – Rua José Lucas, nº 28, Centro
Cine Itá Cultural – Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro
Lago do Major – Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, nº 409, Centro

Prefeitura reforça proibição de fogos de artifício com estampido em áreas públicas de Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA A queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico...

bottom of page