JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
Especialistas de diversos setores da sociedade civil marcam presença em importante evento da educação
Aconteceu na última sexta-feira (30), o 5º Fórum Municipal de Educação Inclusiva, organizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), das escolas e dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além do trabalho intersetorial das pastas da Prefeitura, como Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, e a participação dos profissionais da educação e da sociedade civil.
O encontro teve como objetivo promover reflexões sobre as ações e políticas públicas de inclusão relacionadas à educação, com foco na educação municipal. O Fórum é de grande importância para a população, abordando temas relevantes como a integração de saberes da educação inclusiva.
Programação
O evento contou com apresentações culturais, protagonizadas pelos integrantes do “Instituto Fazendo Arte Fazendo Parte”, com a cena “Uma Viagem de Aventuras”, e uma segunda apresentação com o coral formado por alunos da EM Eva Cordula Hauer Vallejo, com a canção “Filhote do filhote” (composição: Jean / Paulo Garfunkel) e apresentação da flauta Hallelujah (canção de Leonard Cohen).
Além das apresentações culturais, a chefe da Divisão de Educação Inclusiva e Especial, Letícia Ruiz, fez uma breve contextualização da educação na perspectiva inclusiva no município de Atibaia. O Dr. Lucas Arbex, pediatra e nutrólogo, realizou a palestra “Autismo: o que sabemos até aqui”.
O evento contou ainda com professores, que representaram a equipe do AEE – Atendimento Educacional Especializado, compartilhando as práticas exitosas, além de profissionais das secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, relatando práticas intersetoriais: Flávia Vasconcelos Corralo, secretária e coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Claudia Martins Costa Mesquita, diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e Mara de Castro Valente, chefe da Divisão da Rede Socioassistencial Privada.
Comments