top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Atibaia confirma primeiro caso de varíola dos macacos


varíola dos macacos
Varíola dos macacos Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Município tem ainda dois casos descartados para a doença e dois em investigação


Atibaia confirmou nesta terça-feira, 9 de agosto, o primeiro caso de varíola dos macacos, referente a um adulto jovem do sexo masculino que não viajou para o exterior.


Outros dois casos foram descartados (um deles de outro município atendido em Atibaia) e dois estão em investigação, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Todos os casos são leves e envolvem adultos jovens, orientados a permanecer em casa até o desaparecimento das crostas, e foram atendidos em serviços privados.

Recentemente, cidades brasileiras e do exterior têm registrado aumento de casos de varíola dos macacos (monkeypox), uma doença viral cujos principais sintomas são febre, dor no corpo, náusea, cansaço e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes do corpo.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias.


A transmissão também pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente. Outro meio de transmissão é via placentária (varicela congênita). A principal forma de proteção é evitar contato direto com pessoas contaminadas.


OMS condena ataque a animais e ainda estuda novo nome para Varíola do Macaco


Margaret Harris, epidemiologista da Organização Mundial da Saúde, destacou que doença recebeu esse nome apenas porque foi primeiramente identificada em macacos. Organização também estuda mudança de nome da monkeypox.


Porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemiologista Margaret Harris informou nesta terça-feira (9) que o atual surto de varíola dos macacos - que ocorre em diversos países do mundo - representa um risco de transmissão que vem de humanos e condenou ataques a animais.




Edição: Bruno Papini



anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page