Bombeiros de Santa Catarina conquistam título do Rope Days 2025 em Atibaia.
- Jornal Estancia de Atibaia
- há 5 dias
- 2 min de leitura
JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Evento reuniu equipes de bombeiros da América Latina em provas de salvamento em altura nos dias 7 e 8 de agosto
Atibaia sediou, pela primeira vez, o Rope Days, considerado um dos principais eventos da América Latina na área de salvamento em altura, e conheceu, na noite de sexta-feira (8), os vencedores da edição 2025. Após dois dias de intensas provas técnicas e simulações, o título ficou com o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, campeão da competição.
Ao todo, 17 grupos participaram efetivamente das provas. O segundo lugar foi conquistado pela equipe do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte e Paraíba, seguida pela equipe do Espírito Santo, em terceiro. O 2º Grupamento de Bombeiros de São Paulo garantiu a quarta colocação, sendo o grupo paulista mais bem posicionado no torneio.
As avaliações consideraram tempo de execução, gerenciamento, técnica, segurança da cena e atendimento pré-hospitalar. Nove equipes eram de São Paulo e as demais representaram Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo e Córdoba (Argentina). No total, mais de 250 pessoas, entre competidores e apoio, estiveram envolvidas no evento.
Simulações e atividades
As provas do Rope Days 2025 aconteceram em diversos pontos estratégicos de Atibaia, com simulações que reproduziram situações reais de salvamento em altura. No Ginásio Elefantinho, o desafio foi resgatar uma vítima suspensa nas treliças do teto; no Edifício Carraro, próximo ao Hospital Novo Atibaia, a operação envolveu o salvamento de um trabalhador no terraço por meio de tirolesa; nas torres de comunicação do Jardim Panorama, o resgate simulou um operador preso durante manutenção; e na Pedra Grande, na “Pedra da Baleia”, equipes atuaram para içar um alpinista preso na parede rochosa.
O evento também contou com simulações no Jardim do Lago, representando resgate de vítima ilhada durante enchente, e no teleférico do Lago do Major, com retirada de passageiros em caso de pane. A população pôde acompanhar as operações e visitar, no Centro de Convenções “Victor Brecheret”, uma exposição com veículos e equipamentos, além de atividades educativas para alunos do primeiro ano da rede municipal de ensino. As crianças ainda tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada e participar de uma oficina prática para aprender a fazer nós.
O encerramento, realizado no Cine Itá Cultural, reuniu participantes e autoridades para a entrega de certificados e premiações. Segundo os organizadores, a edição foi um sucesso, com elogios aos locais de simulações, estrutura oferecida pela cidade e ao apoio da Prefeitura de Atibaia.