Casarão Julia Ferraz realiza visitas mediadas com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
- Jornal Estancia de Atibaia
- há 1 dia
- 2 min de leitura
JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Hoje, quinta-feira, 22 de maio, às 15h, o Casarão Julia Ferraz — importante patrimônio histórico localizado no centro de Atibaia — promove uma visita mediada gratuita com recurso de audiodescrição, voltada especialmente para pessoas cegas ou com deficiência visual. A atividade proporciona uma experiência acessível e sensorial ao público, por meio da descrição detalhada dos ambientes e objetos do andar superior do casarão realizada por especialistas em acessibilidade.
As visitas mediadas no Casarão de quase 250 anos, destacam a história do imóvel, sua construção em taipa, aspectos da vida cotidiana na época e sua trajetória como espaço cultural desde 1975. Na visita desta quinta-feira, os participantes percorrerão o andar superior do Casarão Julia Ferraz, com móveis e objetos antigos que compõem a casa desde os tempos do Brasil Colônia, Império e início do século XX. O acesso é feito por escadaria, e o percurso é cuidadosamente conduzido para proporcionar uma imersão na história do casarão bicentenário, além de dialogar com as histórias e memórias dos próprios participantes.
A participação é gratuita, destinada a pessoas cegas ou com deficiência visual e aberta a todos. A ação faz parte de um projeto de manutenção de atividades de Pontos de Cultura, com realização pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, e pela Lei Paulo Gustavo.
O Casarão Julia Ferraz, também conhecido como Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é tombado pelo CONDEPHAAT desde 1975 e possui reconhecimento como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo. Sua gestão é realizada pela AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), que além de realizar sua manutenção e conservação, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística.
Serviço:
Visitas mediadas com audiodescrição
Datas: 22/05 (quinta-feira) às 15h Entrada gratuita.