top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • João Costa

Especialista fala sobre hipnoterapia e faz alerta importante

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Variedade, Cotidiano - por: João Costa.

Marcio Rogerio Renzo - por: João Costa
Marcio Rogerio Renzo - por: João Costa

Marcio Rogerio Renzo, é Psicanalista/Hipnoterapeuta e Fisioterapeuta. Pós-graduado em Neuropsicologia, Psicanálise Clínica Avançada, Geriatria e Gerontologia, Oncologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, além de possuir diversos cursos na área de saúde. Especialista em Hipnose Clínica, com dupla certificação.


Major do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem pautas ligadas à saúde e bem-estar e podcast também sobre saúde e bem-estar e, possui diversos artigos publicados, participações em programas e entrevistas em vários veículos de comunicação (revistas, sites, jornais...).


Em meio a tantos casos relacionados a saúde mental e emocional, que eu tive um bate-papo com o especialista, Marcio Rogerio Renzo. Na oportunidade, o entrevistado, discorre amplamente, sobre os benefícios da hipnoterapia e faz um alerta.


O que é Hipnoterapia?

R: A hipnoterapia é a técnica que se utiliza da hipnose como base para o tratamento de diversos problemas relacionados à saúde mental e física também. Dentre os problemas relacionados à saúde mental podemos citar: traumas, fobias, medos, ansiedade, depressão e transtornos diversos. No campo da saúde física, podemos apontar: fibromialgia, quadro de dores crônicas diversos, emagrecimento, entre outros.


- A hipnose, ao contrário do que muita gente acha, é um processo natural da mente e temos o contato com este estado em diversos momentos em nosso dia a dia. Quando procuramos pelas chaves e percebemos que elas estão em nossa mão; quando assistimos a um filme e nos emocionamos com uma cena, rimos, ficamos eufóricos etc.


- Outro ponto importante de se divulgar é que durante a sessão de terapia o paciente permanece consciente o tempo todo, portanto, tem consciência de tudo o que está sendo tratado e abordado na sessão. Não há perda de consciência, risco de o paciente fazer algo que não queira.


- Cabe salientar também, que a hipnoterapia é reconhecida como prática pelos conselhos de Medicina, Psicologia e Fisioterapia. Em 2018 foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e acrescentada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e autorizado o seu uso no Sistema Único de Saúde (SUS).


Quais os principais benefícios da hipnoterapia para a saúde emocional?

R: Os benefícios são imensos, uma vez que não há efeitos adversos, colaterais ou mesmo contraindicados, tendo que apenas ter alguns cuidados com determinados tipos de pacientes que possuem alguns problemas, como por exemplo, em pacientes que possuem quadros epiléticos.


Em quais casos é recomendável a hipnose clínica?

R: Podemos recomendar a hipnoterapia para pacientes que buscam: aumento da autoestima, redução de quadros depressivos e ansiosos, superação de fobias e traumas, eliminação de vícios, sentimentos de procrastinação, melhora no desempenho profissional e pessoal, emagrecimento, entre outras.


Quais os riscos da hipnoterapia? Ela é perigosa? Como a pessoa pode saber se o profissional que faz hipnoterapia é sério?

R: Não há risco, desde que executada por profissional capacitado. Como estamos falando de lidar com mente humana e comportamentos, temos que avaliar consequências que poderão surgir ou outro fator ou situação, que não foi relatada pelo paciente durante a avaliação. Portanto, o profissional hipnoterapeuta tem que estar apto a lidar com tais intercorrências. A técnica em si não tem perigo algum.


- Podemos nos precaver de possíveis problemas durante o atendimento, buscando conhecer a formação do profissional escolhido, quais recursos de que ele dispõe em sua formação.


Ultimamente no pós-pandemia como têm sido a demanda de pessoas que procuram pelo seu atendimento?

R: A pandemia causou um verdadeiro “boom” nos casos de transtornos mentais ligados à depressão e ansiedade, representando um aumento de cerca de 26 e 27% de aumento, somente em 2020. Desta forma, tem-se observado um grande aumento na procura do serviço pelos pacientes. A hipnoterapia tem sido uma ótima opção por se tratar de uma técnica com uma resposta rápida. Muitos são os questionamentos sobre o custo-benefício em relação à técnicas diversas, pois apesar de ser um pouco elevada à primeira vista, o período de tratamento é reduzido em comparação com outras técnicas de aplicadas aos mesmos casos.


Quais as suas redes sociais?

R: Posso ser encontrado pelas seguintes redes sociais:

Instagram: @marcior.renzo

WhatsApp: (11) 9830 - 62726


Quais as suas considerações finais?

A saúde mental muitas vezes é esquecida por não ter sinais e sintomas evidentes como na doença física, mas os estragos são tão ou mais devastadores. Portanto, sentiu que algo não está bem, procure um profissional de sua confiança, mas busque ajuda enquanto é tempo. Quanto antes iniciar o tratamento, melhores serão as perspectivas de melhora e restabelecimento de sua saúde, seja física ou mental.


Variedade, Cotidiano - por: João Costa
Variedade, Cotidiano - por: João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.




Foto: divulgação


コメント


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page