top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Miguel Dante Machado

O Legado do Agora


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

por: Miguel Dante Machado

O Legado do Agora - por: Miguel Dante Machado
O Legado do Agora - por: Miguel Dante Machado

Na escuridão silenciosa de nossa própria mortalidade, surge uma pergunta que muitos de nós prefeririam evitar: como será o nosso epitáfio? Afinal, o epitáfio não é apenas uma inscrição gravada em uma lápide; é o resumo de como vivemos nossas vidas, como tocamos os corações das pessoas e o legado que deixamos para trás.


Imagine, por um momento, que hoje seja o nosso último dia na Terra. Como seríamos lembrados? Seríamos chorados e lembrados com carinho, ou passaríamos despercebidos, uma vida efêmera que desaparece na memória daqueles que deixamos para trás? Essas questões não são meramente filosóficas; elas são um convite para uma avaliação sincera e profunda de nossas vidas.


Se quisermos ser lembrados com carinho, como alguém que fez a diferença e tocou vidas, precisamos examinar o presente, o "agora". Nossas ações e palavras hoje moldam nossa história de amanhã. Devemos buscar ser alguém que cria um impacto positivo, que inspira e ajuda, alguém cuja presença é sentida e valorizada.


Tornar-se uma pessoa amada e lembrada começa por ser alguém que ama e se importa. É sobre espalhar gentileza, construir conexões significativas e mostrar empatia. Não é apenas sobre a quantidade de amigos que temos, mas a qualidade das relações que cultivamos. É sobre ser alguém em quem os outros confiam, uma pessoa confiável.


O epitáfio que desejamos não deve ser apenas uma representação de como os outros nos veem, mas também uma manifestação de quem realmente somos e de nossos valores mais profundos. É sobre viver em alinhamento com nossos princípios e crenças, sobre ser fiel a nós mesmos. Se buscamos ser lembrados por nossas boas ações, devemos agir com bondade e compaixão, não porque esperamos reconhecimento, mas porque acreditamos que é o certo a fazer.


No final das contas, a questão do epitáfio é uma chamada à ação. Não podemos mudar o passado, mas o presente e o futuro estão sob nosso controle. Podemos escolher, a cada dia, ser a pessoa que queremos ser e deixar o legado que desejamos. O epitáfio que deixaremos para trás é uma obra em construção, moldada pelas escolhas e ações do agora.


Portanto, que estejamos dispostos a refletir sobre o que queremos que nosso epitáfio diga e a agir em conformidade. Que possamos ser lembrados não pelo que acumulamos, mas pelo que compartilhamos, não pelo poder que detemos, mas pelo impacto que causamos, e não pela quantidade de anos vividos, mas pela profundidade de nosso amor e compaixão.


No final das contas, o epitáfio que desejamos é aquele que realmente importa, e ele está sendo escrito a cada dia que vivemos. Viva o presente com propósito, seja a mudança que deseja ver no mundo e deixe um legado que ilumine o caminho para aqueles que seguirão.



MIGUEL DANTE MACHADO

é advogado, escritor, mestre em Direito Ambiental e doutorando em Direito Econômico pela PUC/SP. Além disso é ator e modelo internacional da Agência Elite Lisbon.




LEIA MAIS:




Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page