top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Prefeitura de Atibaia lança programa de treinamento em inovação e cultura startup


programa de treinamento
programa de treinamento

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Em cerimônia que aconteceu na quarta (21) no Cine Itá Cultural, Comitê de Inovação do programa Conecta Atibaia apresentou primeira palestra do treinamento

A Prefeitura da Estância de Atibaia iniciou, na quarta-feira (21), mais uma etapa do programa Conecta Atibaia, iniciativa que busca apoiar e incentivar a inovação, empreendedorismo e cultura startup no município. Na quarta-feira (21), em cerimônia realizada no Cine Itá Cultural, o Comitê de Inovação do programa apresentou a primeira palestra da trilha de conteúdo do treinamento, que abordou o tema “Cultura Startup: oportunidades na nova economia”.

Esse é o primeiro dos quatro temas que serão abordados no programa de treinamento, que busca oferecer ao empreendedor de Atibaia uma imersão na cultura startup, ensinando novas técnicas para que ele consiga encontrar uma oportunidade de mercado, validar seu modelo de negócios e conectar-se com tudo aquilo que possa ser relevante para o seu crescimento.

Lançado no final de março pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o programa Conecta Atibaia pretende colocar a cidade no mapa da inovação, conectando-a a outros hubs de tecnologia do Brasil e criando um ecossistema favorável à criação de novas oportunidades de negócio, emprego e renda.


A ideia é conectar empresas, empreendedores, agronegócio, pessoas em busca de oportunidades, instituições de ensino e pesquisa, turismo e toda a cadeia produtiva num grande e importante hub de tecnologia e inovação.

Após apresentar as novas oportunidades de negócio oferecidas no universo das startups, o programa de treinamento – uma capacitação progressiva e imersiva, com formato dinâmico e baseada na construção colaborativa – trabalhará o tema “Ideação, inovação e inventabilidade: do sonho ao empreendedorismo”. O evento acontecerá no dia 5 de outubro, às 18h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), localizada Rua José Pires, nº 239 – Centro.

O programa, que pretende estimular a formação de networking, criando uma comunidade de empreendedores interessados em criar um ambiente favorável ao desenvolvimento integrado de novos negócios, ainda promoverá mais dois eventos com as temáticas: “Metodologias ágeis: como as startups avançam e crescem” e “Customer Success: metodologias de vendas e prospecção”.

Comitê de Inovação

Os temas foram definidos na reunião de formação do Comitê de Inovação do Conecta Atibaia, grupo responsável por acompanhar o programa e os projetos que resultam dele. A primeira reunião, que aconteceu no dia 31 de agosto no Fórum da Cidadania, reuniu empresários, representantes da sociedade civil, Sedec, ACIA, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro Universitário UNIFAAT e Escola Técnica Estadual Professor Carmine Biagio Tundisi.

Com a iniciativa, Atibaia oferece uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para seus cidadãos e demonstra estar aberta e preparada para oportunidades de negócio oferecidas pela nova economia. Com sua veia empreendedora, Atibaia inaugurou em 29 de julho o primeiro coworking público da cidade: o Atibaia Working, com o objetivo de atender empreendedores e quem estiver interessado em desenvolver, aprender, gerar e viabilizar novos negócios e novas ideias.

As chamadas startups têm papel cada vez mais importante na nova economia mundial. Na definição mais atual, uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.



Prefeitura de Atibaia celebra Dia da Árvore com plantio de mudas na entrada da cidade


Dia da Árvore ATIBAIA
Dia da Árvore

Ação intersetorial promove plantio de 30 mudas de ipê no canteiro central próximo ao viaduto da Rodovia Fernão Dias onde está instalada a escultura símbolo da cidade

Elas oferecem sombra, purificam e melhoram a qualidade do ar, colorem as ruas e embelezam a cidade. Árvores urbanas trazem uma série de benefícios ecológicos, estéticos, sociais e, até mesmo, econômicos. Para celebrar o Dia da Árvore e marcar o início da primavera, a Prefeitura de Atibaia promoveu, no último dia 21, o plantio de 30 mudas de ipê no canteiro central entre as avenidas Jerônimo de Camargo e Carvalho Pinto, próximo ao viaduto da Rodovia Fernão Dias.

A ação intersetorial socioeducativa envolveu a participação das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Serviços e Comunicação e aconteceu no canteiro central da entrada da cidade onde está instalada a escultura símbolo de Atibaia – o pórtico de metal e aço inox com o nome do município adornado por flores e morangos –, contando com a participação do prefeito de Atibaia, Emil Ono, e alunos do grêmio estudantil “Conectar Vidas”, da Escola Municipal Prefeito Walter Engracia de Oliveira.

A Secretaria de Meio Ambiente não só providenciou as 30 mudas nativas de ipê brancos e amarelos que foram plantadas, mas também preparou o solo, abrindo os berços para receber as mudas, e instalou gradis de proteção contendo um QR Code com a identificação e as coordenadas geográficas daquele exemplar.

As espécies de árvores escolhidas são apropriadas para o meio urbano e o plantio seguiu as recomendações indicadas no Guia de Arborização Urbana (GAU) do município, documento norteador do planejamento, implantação e manejo da arborização urbana em Atibaia, que traz critérios e orientações para o plantio de árvores nos espaços públicos. Arborização Urbana Além do GAU, a Prefeitura mantém uma série de outras iniciativas em prol da arborização urbana no município. Realizada pela Secretaria de Serviços, a tomografia de árvores é um serviço de prevenção que utiliza tecnologia para avaliar a saúde arboral, possibilitando não só diagnosticar aquelas que estão doentes, na iminência de cair, mas também evitar a supressão desnecessária ou antecipada de exemplares que, apesar da aparência, ainda estão saudáveis.

Já o Projeto Piloto de Arborização Urbana, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente através de uma empresa contratada, tem como objetivo o plantio de mudas nativas em praças, vias e calçadas da cidade, o que inclui mapeamento e levantamento de áreas carentes de cobertura vegetal, fornecimento de mudas e insumos agrícolas, abertura de berços e plantio, instalação de gradis de proteção, além de tutoramento das mudas plantadas, monitoramento e manutenção do plantio.

Outras iniciativas de destaque são o Espaço Árvore, área permeável gramada destinada à implantação de mudas de grande ou médio porte, e a Floresta Urbana – que promove o plantio em vias públicas e corredores urbanos – buscam incentivar a ampliação das áreas verdes do município, trazendo benefícios que vão muito além do ar puro.

Todo esse incentivo à arborização inclui também a população, que pode solicitar à Secretaria de Meio Ambiente mudas nativas para plantar na porta de casa. A distribuição de mudas é gratuita e, para saber mais, o munícipe deve entrar em contato com a Pasta por meio do telefone: (11) 4418-7800 (opção 6).




Edição: Bruno Papini


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page