Agosto Dourado mobiliza Atibaia pela valorização do aleitamento materno
- Jornal Estancia de Atibaia
- há 1 hora
- 3 min de leitura
JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Fundo Social, Secretaria de Saúde e Banco de Leite promovem ações de conscientização e apoio às famílias
Durante o mês de agosto, a Prefeitura de Atibaia, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Banco de Leite Humano, promove a campanha Agosto Dourado, voltada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês e promoção da vida. A programação inclui workshop, roda de conversa, mamaço e o I Simpósio Municipal de Incentivo à Amamentação e Desenvolvimento Infantil, com foco na orientação às famílias, no incentivo à amamentação e na divulgação dos serviços públicos de apoio à mulher e à infância.
O leite materno é reconhecido como o alimento mais completo para os bebês, sendo recomendado de forma exclusiva até os seis meses de vida e de maneira complementar até os dois anos. Rico em nutrientes e anticorpos, contribui para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança, além de fortalecer o sistema imunológico. Para as mães, a amamentação auxilia na recuperação pós-parto, reduz o risco de doenças, como alguns tipos de câncer, e reforça o vínculo com o bebê.
Confira a programação do Agosto Dourado:
4 de agosto (segunda-feira):
Workshop ao longo do dia - Cuidados mamãe e bebê
Local: Unidades de Saúde
Público-alvo: gestantes e puérperas
5 de agosto (terça-feira):
9h - Roda de conversa sobre amamentação com Ana Carolina Ferreira
Local: CASAMAR/Banco de Leite
Público-alvo: gestantes, puérperas e profissionais envolvidos com a amamentação no município de Atibaia
Link para inscrição: Inscrição no evento - Roda de Conversa - Tema: Amamentação
7 de agosto (quinta-feira):
I Simpósio Municipal de Incentivo à Amamentação e Desenvolvimento Infantil
Local: SEST-SENAT
Público- Alvo: gestantes, puérperas, familiares, médicos, enfermeiros, equipe multidisciplinar e ACS
Link para inscrição: Inscrição no evento - Simpósio de Incentivo a Amamentação
Atividades do dia:
8h - Credenciamento e Workshop de cuidados “mamãe e bebê”;
9h10 - Abertura;
09h20 - Palestra "O Leite Materno com foco no desenvolvimento Infantil" com a Dra. Camille Donabella. Temas que serão abordados: composição do leite materno e seus benefícios únicos; amamentação como primeira imunização do bebê e benefícios para o desenvolvimento na primeiríssima infância;
10h00 - Coffee
10h30 - Relato de experiência sobre amamentação
11h - Palestra "Desafios Comuns na Amamentação: Prevenção e Manejo" com a Dra. Flávia Valente. Temas que serão abordados: dor ao amamentar, fissuras, ingurgitamento, mastite; pega correta e posicionamento para o sucesso da amamentação;
11h50 - Workshop de cuidados “mamãe e bebê”
31 de agosto (domingo):
Mamaço (em breve mais informações)
Banco de Leite Humano
Um dos pilares da campanha em Atibaia é o trabalho do Banco de Leite Humano, referência no suporte às mães e na doação de leite materno. O banco atua desde a gestação até o pós-parto, oferecendo atendimento especializado, com orientações para uma amamentação segura e eficaz.
Além disso, mães que produzem leite em excesso podem se tornar doadoras e ajudar a salvar vidas de bebês internados, especialmente em UTIs neonatais. A doação é simples, segura e pode ser feita por qualquer mulher saudável que esteja amamentando.
O Banco de Leite está localizado na Rua Presidente Lincoln, n.° 44, no Jardim Samambaia. Mais informações pelo telefone (11) 4402-7947, (11) 4411-6787 ou WhatsApp (11) 93010-4216.
Maternidade Solidária
O Fundo Social de Solidariedade também promove ações contínuas de acolhimento às mães por meio do projeto Maternidade Solidária, presente nos eventos “Domingo Livre” e em eventos comemorativos como o Carnaval. O espaço oferece local adequado para amamentação e troca de fraldas, garantindo mais conforto e privacidade para mães e bebês em locais públicos. Além disso, o Fundo Social desenvolve iniciativas como o Projeto Nascer, com entrega de enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade.
Agosto Dourado é um convite à sociedade para abraçar a causa da amamentação. Incentivar, apoiar, amamentar e doar são atos de amor que salvam vidas.