top of page

Baixo nível de água nos reservatórios exige atenção e necessidade de economia em Atibaia.

  • Foto do escritor: Jornal Estancia  de Atibaia
    Jornal Estancia de Atibaia
  • há 39 minutos
  • 3 min de leitura

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

RIO ATIBAIA
Rio Atibaia

Nos últimos doze anos, Atibaia sofreu com a falta de planejamento no setor de abastecimento e infraestrutura; crise se agrava com onda de calor e falta de chuva


A onda de calor durante o inverno e a falta de chuvas prejudicaram os níveis dos reservatórios de água, o que exige atenção especial da população. O consumo está alto na cidade e medidas estão sendo tomadas para recuperar o sistema de abastecimento de água em algumas regiões da cidade. É importante que todos economizem água neste momento – evitando, por exemplo, lavar carros e calçadas.


O Sistema Cantareira que fornece mais da metade da água de Atibaia está operando com 34% da capacidade total de armazenamento – o menor índice desde 2015. A situação também afeta outros municípios do Estado. O Córrego do Onofre abastece 25% de nossa cidade (inclusive bairros da região de Caetetuba, Cerejeiras e Imperial) e está com a vazão muito baixa devido à falta de chuva.


Para se ter uma ideia, houve queda de mais de 30% na captação desse córrego nos últimos dias. Para minimizar os impactos, a SAAE Atibaia tem adotado a transposição de água do Rio Atibaia para a região abastecida pelo Onofre. No entanto, essas medidas não têm sido suficientes para suprir a demanda de água, exigindo a implementação de novas ações emergenciais.


Desde janeiro, Prefeitura e SAAE têm trabalhado muito para sanar esse problema enfrentado por Atibaia. Nos últimos doze anos a cidade praticamente não avançou em melhorias na rede abastecimento, mesmo diante do crescimento da população.


A participação do cidadão é de suma importância

Quando faz calor, o consumo de água aumenta muito e a falta de chuvas compromete ainda mais a situação dos reservatórios de água. Por isso, é preciso que todos façam sua parte para economizar. Geralmente, os picos de consumo são aos finais de semana e nas segundas-feiras, então, é importante dividir as tarefas que usam muita água ao longo da semana. Evite, por exemplo, lavar roupas ou fazer limpeza pesada quando chega o final da semana – tente dividir a tarefa nos outros dias, como terça, quarta e quinta-feira.


Também é importante: tomar banhos curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, não lavar carros ou calçadas com mangueira, reutilizar água e evitar encher a piscina nos dias de maior consumo.


Campanhas

A Prefeitura e a SAAE estão fazendo campanhas para mostrar a importância de economizar água. A campanha “Economize Água” alerta que os reservatórios estão baixos. Já a campanha “Caixa-d’água: pequena ação, grande solução” aborda a importância do armazenamento em casa. A caixa d’água ajuda a garantir água durante interrupções, protege os canos e evita perdas.


Planejamento

Desde o início do ano, a nova gestão está trabalhando para melhorar a distribuição de água na cidade e evitar desperdícios, principalmente em períodos de pouca chuva. Além das obras na ETA Central, o foco é reforçar toda a rede de abastecimento para que a água chegue melhor a todas as casas. No caso da ETA Central, as obras foram iniciadas por gestões anteriores e se arrastam há mais de 10 anos. Agora estão sendo tratadas com prioridade, para que sejam concluídas o mais rápido possível.


Está prevista a construção de reservatórios para ajudar a armazenar mais água e garantir o abastecimento, mesmo em dias de maior consumo ou durante manutenção na rede.


Além disso, está sendo planejado um projeto para reduzir as perdas de água na cidade. Esse trabalho inclui melhorias e ajustes na rede para que menos água seja desperdiçada e todos possam usar a água de forma mais eficiente.


Com essas ações, a cidade fica mais preparada e a água disponível para todos dura mais tempo, mesmo quando chove pouco.


Monitoramento contínuo e ação conjunta

Segundo o INMET e o CPTEC/INPE, as chuvas nos próximos meses devem ficar próximas à média histórica. Mesmo assim, não serão suficientes para encher completamente os reservatórios.


Por isso, é preciso ficar atento e trabalhar juntos. Toda a população precisa ajudar. Cada um deve ter cuidado e usar a água de forma consciente, adotando hábitos que evitem desperdício. Com pequenas mudanças no dia a dia, conseguimos atravessar este momento com mais equilíbrio e menos transtornos.

Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Portal_jornal_Estância_Setembro amarelo (1).png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
REGIÃO
  • Branca Ícone Instagram
  • Tópicos
  • message

Receba nossas Notícias e Informações

Obrigado pelo envio!

(c) 2021 Desenvolvido, Direitos reservados à Jornal Estância de Atibaia.

bottom of page