top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Monet em 3D: primeira vez em Atibaia, programa educativo itinerante leva obras do artista às escolas públicas do município

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Monet em 3D: primeira vez em Atibaia
Monet em 3D em Atibaia

Reproduções de pinturas do mestre do impressionismo em sua relação com a água acontecem do dia 6 ao dia 10

Tornar a arte acessível para crianças e jovens, esse é o principal objetivo do programa "Educativo Itinerante Monet", que já percorreu 8 estados e atendeu mais de 62 mil pessoas desde que começou a levar para escolas públicas uma experiência com óculos de realidade virtual que dá acesso às obras do mestre do impressionismo Claude Monet em sua relação com a água. O projeto oferece ainda atividades que podem ser replicadas por educadores e estudantes como extensão da vivência com o digital. Em Atibaia, a ação percorre 5 instituições e conta com o patrocínio da Atibaia Saneamento, operação do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário local.


A curadoria do projeto proporciona aos estudantes uma viagem pelas cores, luz e mundo de Claude Monet. Sequências de animação digital em 2D e 3D dão movimento às obras-primas de um dos gênios da pintura. Os alunos vão contemplar os quadros por meio de um conteúdo 100% brasileiro e imersivo. A ação tem o apoio dos colaboradores da Atibaia Saneamento, que atuarão como voluntários auxiliando nas atividades.


“A Iguá valoriza iniciativas que promovem a educação por meio da arte e da cultura, desenvolvendo a consciência ambiental da nossa sociedade”, explica o diretor de Responsabilidade Social e Institucional da Iguá, João Roberto Rocha Moraes.


A elaboração das atividades teve como premissas a simplicidade, a interdisciplinaridade e a pluralidade sociocultural, alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos cinco Rs da Sustentabilidade e da Agenda 2030.


“As atividades foram estruturadas de forma a colocar professores e estudantes como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma paleta de propostas práticas e ideias criativas, com possibilidades de desdobramento, inspiradas em quatro eixos curatoriais, que são água, luz, tempo e território”, explica o coordenador pedagógico do programa Paulo Crispim. Assim como acreditava Monet, os organizadores do projeto também acreditam que cultura e educação caminham juntas.


“Como operação do Grupo Iguá atuante na cidade, entendemos a importância que o saneamento básico tem para oferecer ao município muito mais que a prestação de serviços em coleta e tratamento de esgoto. Por isso compartilhamos do compromisso de gerar impacto social positivo por meio do incentivo à cultura e à educação, esse é o nosso papel”, comenta o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.


O programa é apresentado pelo Governo Federal - União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e patrocinado pela Iguá Saneamento com produção da Projetos Lezulat. Em Atibaia, o projeto estará presente de 6 a 10 de maio, das 8h às 16h, nas escolas municipais dos bairros Jardim Imperial, Atibaia Jardim, Jardim Alvinópolis, Jardim Cerejeiras e na Zona Rural para crianças do Ensino Fundamental 1, de 6 a 10 anos.


コメント


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page